Entrevistas

“Como distribuir água é uma questão política”

O pesquisador holandês Arjen Hoekstra, criador do conceito da pegada hídrica, explica por que o conhecimento sobre as trocas internacionais de água virtual está ganhando importância estratégica crescente.

A vez das cidades inteligentes e humanas

O engenheiro português Álvaro de Oliveira, professor da Universidade de Aalto, em Helsinque (Finlândia), conta como a metodologia de criação de Cidades Inteligentes e Humanas pode ser um instrumento valioso para promoção do desenvolvimento sustentável, ao incluir as comunidades no processo de co-design e co-criação de soluções.

A volta ao mundo em um ano: um balanço

Ricardo Gomes e Renilza Violante, engenheiros de minas em Minas Gerais, resolveram “chutar o balde” e passar um ano viajando pelo mundo. Acompanhei de perto essa aventura, que rendeu quatro entrevistas. Nesta última, eles fazem um balanço da viagem, contam sobre as transformações em suas vidas e dão dicas práticas a quem quer se aventurar. Leia também:

“Não utilizar a energia do sol é burrice”

O físico e professor da Universidade Federal de Pernambuco Heitor Scalambrini Costa critica a falta de visão dos gestores do sistema elétrico brasileiro por não incentivarem o uso da energia solar fotovoltaica para geração de eletricidade. Ele defende que o assunto seja discutido democraticamente pela sociedade, na busca de uma matriz elétrica sustentável.

“Libras em filmes infantis é inclusão de fato”

Tom Min Alves conta como se tornou intérprete da Língua Brasileira de Sinais, desfaz alguns mitos do senso comum sobre os surdos e destaca a iniciativa de Filmesquevoam de oferecer gratuitamente filmes interpretados para crianças pela internet no CANAL MUITO ESPECIAL.

Ciência contra a tuberculose

Pesquisa da UFSC busca identificar como o organismo se protege do bacilo de Koch, o que pode contribuir para a criação de vacinas mais eficazes. O coordenador do projeto, professor André Báfica – único brasileiro agraciado em 2011 com um prêmio internacional concedido a 28 jovens cientistas – conta os detalhes do estudo.

Fotossensível: memória à flor da pele

A cineasta catarinense Cristina Kreuger, descendente de imigrantes suecos, recuperou os filmes amadores realizados pelo avô e pelo pai em câmeras 16 mm e Super 8, para compor um curta-metragem com uma delicada reflexão sobre a passagem do tempo.

Defesa do meio ambiente, um projeto de vida

O físico e ambientalista Germano Woehl Jr. criou em 2003, junto com sua mulher Elza, o Instituto Rã-rugio para Conservação da Biodiversidade), em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Ele explica as motivações do casal e como conseguiu apoio de grandes empresas para o projeto de educação ambiental realizado com crianças e adolescentes de escolas públicas.