29
Nov06
Homem sobre fundo vermelho
Sou fã do Ivan Jerônimo. Neste quadro ele dá umas pinceladas à la Van Gogh. Clicando na imagem dá pra ver melhor a textura da tela e a expressão dos olhos. Aproveite pra conhecer mais do trabalho dele.
28
Nov06
Viajandona de A a Z
A humanidade não cansa de me surpreender. Uma mochileira inglesa, Victoria, tem um método inusitado pra traçar seu roteiro de viagem. Seu plano: percorrer 26 cidades/lugares europeus, cada uma em um país diferente, seguindo as letras do alfabeto. No post mais recente em seu blog, de 16 de agosto, ela se preparava pra chegar à letra X – Xertigny, na França. Chegará a Zagreb? Eis o X a questão.
[tks Aidan]
28
Nov06
As Pelejas de Ojuara
Solino, amigo de Natal, me deu essa dica sobre as filmagens da adaptação de As pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, um dos livros mais hilários que já li e muito bem escrito:
as filmagens das pelejas foram por aqui mesmo, no interior, acari, nesses cantos. marcos palmeira faz o caboclo ojuara e o filme deve se chamar “o homem q desafiou o demônio”. naum sei pq naum deixaram o título original, mt mais de acordo com a história e a temática. mas eu conversei com flavio (filho de nei leandro) e ele me disse q uma vez vendidos os direitos, o pai dele naum podia mais pitacar. vamos aguardar a estréia![]()
Imagino que mudaram o nome do filme porque “Peleja” é um termo pouco usual fora da região Nordeste. O livro conta a história do caboclo Araújo, pau-mandado pela mulher e pelo sogro, que um dia, depois de muito agüentar, recebe o espírito de um guerreiro índio, muda de nome – Ojuara é Araújo de trás pra frente – e chuta o balde. Aí sai em busca de aventuras que envolvem sexo, poesia, muita risada e vários lances de realismo fantástico.
Tive a honra de conhecer um dos personagens, poeta Luís Carlos Guimarães, com quem fiz um curso de criatividade literária. Também conheci o autor, tio de um grande amigo meu, Marcello Castro. Marcello morava com seu pai, Airton, na frente da nossa casa em Ponta Negra, Natal. Os dois estão entre as pessoas mais espirituosas e pândegas que já conheci. É de família. Nei Leandro, que já colaborou nos tempos áureos do Pasquim, tem outro livro ótimo chamado O Dia das Moscas, em que um personagem tem Síndrome de Down.
~
UPDATE, 30.11.06. Jakzam observa que “peleja” é palavra bem comum aqui no Sul, sim: “Tem um ditado gaúcho que diz: não tá morto quem peleia. Este peleia é do verbo pelejar”.
27
Nov06
Jece Valadão
Assim são os desígnios do destino. Foi-se um cafajeste do cinema – mais de cem filmes! -, ficam os da vida real.
27
Nov06
Fatos e gatos
A reflexão blogueira da semana é de Gu Cabral, grande fotógrafo e ativista pelo bem-estar dos felinos:
Acho que gosto de gatos porque eles levam a vida que eu gostaria de ter. Tirando partes nojentas como lamber a própria bunda, claro.
27
Nov06
Trabalho infantil e multinacionais
A reportagem sobre trabalho infantil na cadeia produtiva de multinacionais, que publicamos na revista do Observatório Social no começo do ano, teve seu conteúdo confirmado por uma investigação independente do Ministério Público Federal de Minas Gerais. De autoria de Marques Casara com fotos de Sérgio Vignes e editada por este que vos tecla, a reportagem recebeu em outubro menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
27
Nov06
Drops domésticos
Ando tão pé no chão que até peguei um bicho-de-pé.
~
Mudas de árvores recém-plantadas no quintal: abacateiro, goiabeira, pinheiro, cajueiro (parece que não resistiu), nin (a árvore milagrosa indiana). Uma amoreira aguarda o transplante.
~
Branquito, o terrível felino preto&branco, trouxe mais um passarinho morto pra dentro de casa.
~
As 5+ do mês nas paradas do sucesso infantil: trilha de Vila Sésamo; Fa-faro-fafá; Bia Bedran; Palavra Cantada; música de capoeira.
~
As 5+ do mês nas paradas do sucesso adulto: João Gilberto; Madeleine Peyroux; The Gotan Project; George Benson; Duke Ellington.
24
Nov06
24
Nov06
Miguelices: papo de som
- Pai, esse CD toca música?
- Isso aqui não é um CD não, filho. É um LP.
- LP?!
- É. Coisa antiga, do século passado.
- Toca música?
- Toca. O disco fica rodando e uma agulha passa aqui, ó, nesses risquinhos.
(ele passa o dedo pelo disco)
- A música fica aqui? Maneiro.
- Mas a gente não tem aparelho pra tocar, nem a agulha. Hoje não fabricam mais esses discos.
(ele perde o interesse e vai brincar de outra coisa)
~
p.s.: O LP é de frevos-canções de Olinda.
24
Nov06
Esse povo inventa
Deu na Info: um estudante japonês inventou um guarda-chuva que navega na web. Dá pra ver as imagens projetadas no tecido pelo lado de dentro, tirar fotos, filmar, enviar e receber arquivos. Só não sei se agüenta chuva. Ele colocou um vídeo de demonstração no youtube.









