Posts de 2006

23

Nov

06

Peitos e puritanismo

Hipocrisia doentia e falso moralismo. Quem conta é a Denise Arcoverde do Síndrome de Estocolmo: nos Estados Unidos, Emily Gillette foi expulsa de um avião (!) por estar amamentando sua filha. A mãe está processando a empresa aérea.

Anteontem, dezenas de mães fizeram uma em aeroportos americanos, pedindo punição à empresa e urgência na votação de uma lei federal de proteção dos direitos civis de proteção ao aleitamento materno.

Denise também traz pro debate a sexualização dos seios, um direito da mulher, tanto quanto o de amamentar:

Para horror de algumas ativistas de amamentação americanas e canadenses (não são todas assim, mas existem exageros em todo lugar), sempre disse que muito me agrada o papel sexual dos meus seios e não abro mão dele.

Não estou falando na exploração da imagem dos seios pra vender cerveja, mas por que teríamos que abrir mão do prazer e da sedução, na qual os seios também têm lugar?

Minha posição é que o seio é meu. O seio é das mulheres, não dos bebês, nem dos companheiros.

Fazemos o que bem entendemos com eles, podem ser fontes de prazer e/ ou de nutrição, cada um na sua hora (ou às vezes até meio mesclado). Mas, a decisão de amamentar ou não, onde, quando e como tem de ser exclusiva da mulher.

Bookmark and Share


23

Nov

06

A Fome

O cartunista Lukas, de Maringá [dica do Adauri], comenta sobre fome, cita uma lista de bons romances sobre o tema e critica os que acusam o governo de assistencialismo.

(…) “Tio Lukas já passou fome de grudar no colchão de tanta fraqueza. A fome é horrível. Por isso eu digo pra essa turminha: deixa o homem dar comida!!”

Bookmark and Share


23

Nov

06

Cavaleiros do Zodíaco

Meu irmão Leonardo Camillo no Oscar da Dublagem 2003 – 1º Anime Friends, fazendo a voz de Ikki de Fênix, neste vídeo de um fã com mãos trêmulas.

Bookmark and Share


22

Nov

06

Peitos que salvam vidas

Da Dinamarca, país famoso pela liberalidade dos costumes, vem uma idéia inovadora pra reduzir a velocidade do trânsito: loiras com os seios de fora seguram placas indicando a velocidade máxima permitida. Mas a eficácia da campanha está sendo questionada. Em alguns pontos deu baita engarrafamento. Veja o vídeo.

Bookmark and Share


22

Nov

06

Lista de cinema 3

33) Filme de horror favorito?
Não gosto do gênero, mas O Iluminado é um filmaço.

34) Comédia Favorita?
Adoro comédias. Dos mais antigos, a versão original de A gaiola das loucas. A vida de Brian, do grupo Monty Python. Um peixe chamado Wanda. Tem um ótimo de Fellini que não é propriamente uma comédia, mas rende boas risadas: Os boas-vidas. Também gosto do humor de Woody Allen. E das atuações hilárias de Roberto Benigni em Daunbailó e Uma noite sobre a Terra. O jantar dos malas, francês que vi recentemente, é muito engraçado. Entrando numa fria, com Ben Stiller, é despretensioso e bem bonzinho. Aguardem pra breve o longa brasileiro As pelejas de Ojuara, baseado no romance de Nei Leandro de Castro. Se for fiel ao livro, é de mijar de rir.

35) Ficção-científica favorita?
2001, Odisséia no Espaço, de Kubrick. Também gostei bastante de Inteligência Artificial, de Minority Report e das duas versões de Solaris, embora o clássico de Tarkovsky seja longo demais.

36) Suspense Favorito?
A trilogia O Poderoso Chefão, sem dúvida. Menção honrosa pra Apocalypse Now.

37) Filme açucarado favorito?
Antes do Amanhecer, sobre um encontro romântico de um casal de mochileiros em Viena, e sua continuação feita dez anos depois com os mesmos atores em Paris, Antes do Pôr do Sol. Adorei.

38) Épico favorito?
E o vento levou.

39) A pior coisa de se ver um filme no cinema?
Clichês são irritantes, mas pior que isso são os filmes ruins e pretensiosos – os pretensiosos bons são perdoados.

40) A melhor coisa de se ver um filme no cinema?
O escurinho mágico diante da tela grande.

41) Se você pudesse ser qualquer personagem do cinema, quem seria?
O Homem Aranha.

41) Se você pudesse transar com qualquer personagem, com qual seria?
Satine em Moulin Rouge.

42) Se você pudesse viver “feliz para sempre” com um personagem, com quem seria?
Camila Lopez de Pergunte ao Pó (teria que mudar o final).

43) Crítico de cinema preferido?
Passo.

44) Roteirista favorito?
Paul Auster.

45) Diretor Favorito?
Federico Fellini.

46) Filme brasileiro Favorito?
Bye-Bye Brasil, de Cacá Diegues. Empatado com Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

47) Chaplin ou Keaton?
Os dois, cada um a seu modo.

Bookmark and Share


22

Nov

06

É melhor ser alegre que ser triste

Ricardo Sabbag, citado pelo Alexandre Inagaki, comenta sobre como é bom não perder o senso crítico sobre o Natal, mas também aproveitar a data da melhor maneira possível com as pessoas amadas.

“Um dia feliz é melhor que um dia triste, independente da data que seja“.

Inagaki completa:

O apego à tristeza é escolha de cada um; minha opção é de manter constantemente um viés otimista sobre as coisas. Porque a vida, como reitera meu mantra pessoal, é boa e cheia de possibilidades. :)

E eu balanço a cabeça, concordando.

Bookmark and Share


22

Nov

06

Arroz de castanha de caju e cenoura

Longa vida à Dadivosa, que nos enche o cotidiano de receitas deliciosas como esta, com ingrediente vindo direto de Natal. Deixei uma sugestão de variante nos comentários dela.

Bookmark and Share


21

Nov

06

Xadrez, aula um

Ontem dei a primeira aula de xadrez pro Miguel: os nomes das peças, onde ficam no começo do jogo e como se movem. Ele ficou bem contente – eu tinha dito que a gente ia começar quando ele completasse quatro anos. Se concentrou nas explicações por uns uns dez minutos e logo passou a brincar com as peças que estavam fora do tabuleiro. Gosta especialmente desse lance de o cavalo pular por cima das outras peças. Ensinar xadrez é um dos maiores presentes que posso dar pra ele. Quem conhece esse jogo mágico sabe por quê.

Bookmark and Share


21

Nov

06

E por falar em cinema…

…morreu hoje aos 80 anos o diretor americano Robert Altman. Vi pouca coisa dele, mas o fantástico Shortcuts, de 1993, é mais que suficiente pra admirá-lo. É uma adaptação de um brilhante livro de contos com o mesmo nome escrito por Raymond Carver, escritor de contos e poemas minimalistas. São histórias de moradores de Los Angeles, que combinam rotina com sensações de inadequação e pequenas bizarrices cotidianas.

Bookmark and Share


20

Nov

06

Lista de cinema 2

16) Spielberg preferido?
A lista de Schindler. Também gostei muito de E.T. e Munique.

17) Argentino preferido?
Diretor: Fernando Solanas. Ator: Ricardo Darín, de O filho da noiva, Nove rainhas e O Clube da lua. Três excelentes filmes, aliás.

18) Ator morto favorito?
Marcello Mastroiani. Genial em todos os filmes. Gosto especialmente da atuação dele nas obras-primas fellinianas La dolce vita e Oito e meio.

19) Ator vivo favorito?
Leonardo Camillo. Meu irmão.

20) “Character Actor” preferido de todos os tempos?
Doutor Smith, de Perdidos no Espaço.

21) Atriz morta favorita?
Dina Sfat.

22) Atriz viva favorita?
Fernanda Montenegro.

23) “Character Actress” preferida de todos os tempos?
A que fazia o seriado Jeannie é um Gênio. Na época ela povoava as fantasias sexuais da garotada.

24) Personagem cinematográfico animado favorito?
Papaléguas. Nos tempos mais recentes, a menina japonesa Chihiro (A viagem de Chihiro).

25) Trilha sonora favorita?
Pergunta difícil. Hmmm… O poderoso chefão é marcante. Outras que ficaram na minha cabeça um tempão foram as de Betty Blue, Amélie Poulain, Assédio, Noites de Cabíria.

26) Tema musical preferido de uma trilha sonora?
A música-tema de O poderoso chefão.

27) Canção favorita?
Bye-Bye Brasil, de Chico Buarque, no filme de mesmo nome. A Hard Day´s Night, em Os reis do iê-iê-iê. Que será será, daquele filme de Hitchcock (Intriga internacional, acho). E outras tantas.

28) Filme de Natal favorito?
Não consigo entrar no clima dos filmes de Natal. Deve ser por causa do contraste da neve na tela com o calor do verão.

29) Gênero cinematográfico favorito?
Não importa o gênero – comédia, noir, bangue-bangue, drama, romance, histórico, guerra, ficção científica, documentário -, desde que seja uma boa história. Não curto filmes de violência gratuita e musicais, com honrosas exceções.

30) Filme da Disney favorito?
Fantasia.

31) Faroeste favorito?
Os imperdoáveis, de Clint Eastwood.

32) Musical favorito?
Hair. Dá vontade de virar hippie e se perder por aí.

Bookmark and Share