Posts de 2006

21

Feb

06

Uma atualização sobre o Caso Sarará

Texto do Sindicato dos Jornalistas de SC:

Uma nota de protesto para o silêncio constrangedor

22 horas de segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006. Esperamos, senhores da RBS/DC, um som. Um chamado de telefone. Esperamos, senhores da RBS/DC, pacientemente, e convictos de que o diálogo sempre foi o melhor caminho, o som de uma voz, que viesse ao encontro de um tempo em que a comunicação – e, portanto, o diálogo – se mostra a melhor solução para os impasses e para a superação dos extremos. Aguardamos, pacientemente. E não lamentamos o tempo que esperamos, porque a espera fortalece a convicção de que a verdade jamais poderá ser maquiada e adulterada, e que é com com a espera que se desfazem as dúvidas, ao ponto de se afirmar que não se pode dar a responsabilidade a quem não fez.

Esperamos uma voz que reavivasse o sentimento de justiça, de solidariedade, de reconhecimento pela dedicação. Sim, detido enquanto trabalhava para o DC, o repórter-fotográfico Cláudio Silva Sarará foi espancado; submetido, foi exposto sem que lhe dessem espaço. Desconheceram o que é mais caro ao jornalismo: garantir, a todos, o direito a se expressar, e assegurar o contraditório. Mas não foi assim. Restou julgado aquele que foi notícia e o que foi noticiado.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina abriu-se para o diálogo, e a resposta foi, primeiramente, um não, e na noite desta segunda-feira, uma longa e silenciosa pausa. Nesta nota, o Sindicato reforça o protesta contra a demissão do colega Sarará e com o silêncio da RBS/DC, sobre todo o episódio que motivou a demissão. Juntamos a nossa voz às vozes que correm o Estado e o País, de estranheza e repúdio.

Rubens Lunge
Presidente

Bookmark and Share


21

Feb

06

Sobre a nota do Sindicato dos Jornalistas

Quero registrar que NÃO concordo com este trecho da nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas de SC, que quase passou despercebida por estar no fim do texto:


“O Sindicato dos Jornalistas aponta que ações isoladas não podem manchar o nome e a história da Polícia Catarinense, e o empenho que o Estado vem realizando, de qualificar e humanizar o setor de Segurança Pública.”

Reconheço o papel fundamental do Sindicato nesse caso do Sarará e o compromisso histórico com a defesa dos direitos humanos. Mas chamar o que a polícia fez de “ação isolada” é repetir o discurso do poder repressor e reforçar a minimização do episódio. Qualquer pessoa bem informada sabe que a violência da polícia brasileira contra os cidadãos – em especial os p&p, pretos e pobres – é mais regra que exceção. Também não endosso a referência ao “empenho” do governo do Estado. Espero que tenha sido só um escorregão dos colegas e que a nova gestão pese melhor as palavras nas próximas notas.

D/

- sindicalizado desde 1991 -

Bookmark and Share


20

Feb

06

A covardia do Diário Catarinense

No episódio da prisão e agressão de Sarará pela polícia, o Diário Catarinense / RBS agiu de forma asquerosa! Fiquei enojado com tamanha subserviência ao poder, com a adulteração de uma reportagem assinada, o silêncio covarde diante da violação da liberdade de expressão / integridade física e a traiçoeira demissão por justa causa. Nos quase vinte anos em que atuou no jornal, Sarará acumulou prêmios e arriscou a vida incontáveis vezes pra trazer a informação aos leitores. Recebeu como paga uma rasteira de quem coloca o business acima do ser humano. Espero que as pessoas decentes que têm algum poder de pressão ou de decisão não deixem passar barato essa história.

~

Destaco a análise lúcida de César Valente no Diarinho do Litoral e seu comentário à minha nota anterior aqui no blog:

Ontem, antes de saber a história do bafômetro, escrevi uma nota (que saiu no jornal de hoje) avisando que provavelmente a polícia o acusaria de desacato ou arranjaria outra explicação estúpida.Hoje, além de ver que de fato encontraram uma forma covarde de encobrir a tortura a que submeteram o Sarará, ele foi sumariamente demitido pela rbs (nenhuma surpresa).Não podemos é aceitar a história de que o fotógrafo bêbado se feriu (ele está todo machucado) jogando-se contra cassetetes e punhos dos policiais. O fotógrafo Glaicon Covre, do DC, também foi agredido pela polícia, que quebrou o seu flash.Ainda há pouco o próprio Sarará disse que a informação do bafômetro entrou na matéria depois que o repórter foi pra casa. Ele estava preocupado porque tinha gente dizendo que ia “dar uma porrada” no rapaz. Ou seja, não é só a polícia que acha esse método de “diálogo” aceitável.

Bookmark and Share


20

Feb

06

Cinema e vida

Tou lendo Os filmes de minha vida, do chileno Alberto Fuguet, uma das grandes revelações da literatura chilena – pelo menos pra este semi-analfa em teorias literárias. É uma história meio autobiográfica em que o protagonista, um sismólogo, se recorda da infância e juventude por meio de 50 filmes que assistiu. Minha identificação com o personagem é imediata, por ele também ser migrante: passou a infância em Los Angeles e depois retornou ao Chile, mas se sente meio outsider em ambos os lugares.

Descobri Fuguet numa livraria no Chile, com Mala onda e Sobredosis, que lembram um pouco o espírito adolescente de O apanhador no campo de centeio (Salinger). As histórias revelam muito das contradições desse país encantador e fraturado – no sentido geológico e social – pelo ponto de vista de um jovem da classe média alta, às voltas com crises existenciais e a descoberta da vida.

Bookmark and Share


20

Feb

06

The Age of Stone

Saiu a English version de A idade da pedra, reportagem de Marques Casara na revista do Observatório Social sobre trabalho escravo na cadeia produtiva de multinacionais. Versão de Jeffrey Hoff. No portal do Observatório há uma matéria sobre a reação das empresas.

Bookmark and Share


20

Feb

06

Nossos signos no horóscopo chinês

Laura: javali de metal. Miguel: cavalo de água. Bruno: cachorro de fogo. Eu: cavalo de fogo.
~
Não acredito em horóscopos, mas eles têm um quê de poesia…

Bookmark and Share


17

Feb

06

Repórter fotográfico é preso no exercício da profissão

A PM de Santa Catarina prendeu ontem o jornalista Cláudio Silva “Sarará”, repórter fotográfico do Diário Catarinense, que trabalhava na cobertura de um protesto contra o sistema de transporte coletivo de Floripa. Os policiais queriam impedi-lo de clicar, ele retrucou e foi detido por desacato. “Passou umas horas na delegacia, tomou porrada na cara e só liberaram porque a notícia chegou no ouvido do governador”, conta um colega dele. O repórter fotográfico Glaicon Covre foi lá conferir e os policiais arrebentaram a câmera dele. O Sindicato dos Jornalistas de SC divulgou nota de repúdio.
~
Sarará é um dos melhores repórteres fotográficos que conheço e uma pessoa boníssima. Tive a honra de trabalhar com ele no DC por quatro anos e aprendi bastante na convivência.
~
Depois reclamam dos “vândalos” quando a estátua em homenagem à PM na avenida Beira-Mar Norte aparece pichada de vermelho.
~
UPDATE INDIGNADO às 13H30
O DC se referiu ao episódio numa matéria filha da puta. O repórter (não conheço) se agarrou na objetividade do bafômetro pra largar um “tecnicamente embriagado”, mas se esqueceu de ouvir a versão do colega sobre o motivo da discussão. Nem uma linha sobre a agressão na delegacia. Nenhum depoimento de policial ou hipótese sobre quem são os homens de preto que atacaram os manifestantes. Nada sobre a nota de protesto do Sindicato dos Jornalistas. Nada sobre liberdade de imprensa ou direito à informação. Que jornalismo é esse?! Que jornal é esse que larga seus profissionais às feras de maneira tão covarde?!

Bookmark and Share


16

Feb

06

Cena de xopin

A generosidade humana não tem limites. Perguntei o preço de um pacote de balas em formato de tubarão e a moça falou: três e cinqüenta. Achei caro e já ia saindo quando ela disse baixinho:

- Lá no Imperatriz tem mais barato.

Bookmark and Share


16

Feb

06

Miguelices: noticiário

Miguel e a vó viam tevê quando passou uma notícia sobre cocaína. Ao ouvir a palavra ele comentou na lata:

- Isso aí dá cadeia.

Bookmark and Share


16

Feb

06

A efeméride do dia

Hoje é Dia do Repórter. Parabéns, coleguinhas ;)

Bookmark and Share