05
Jun06
Brunitezas: primeiros balbucios

Bruno falou “agu”. E riu. Ele fez dois meses anteontem. De “agu” pra “gol” é um pulinho.
05
Jun06
Era uma vez…eu mesmo
Bolei uma nova série de histórias pra contar pro Miguel antes de dormir. Coisas que aconteceram comigo quando eu era menino. “Era uma vez… eu mesmo” tá sendo um grande sucesso de audiência. Rende olhares arregalados de atenção e, outras vezes, risadas gostosas. Um resumo de algumas:
- Já tive um bicho-preguiça em Manaus. Meu pai encontrou numa estrada na selva e trouxe pra casa. Ele tinha unhas enormes, mas era mansinho. Levava uma hora pra comer uma folha e um dia pra subir na árvore do quintal [aqui, arremedos de bicho-preguiça em câmera lenta].
- Uma vez pegaram uma cobra enoorme perto lá de casa. Acho que era uma sucuri. Usaram uma forquilha pra colocar a bicha dentro duma jaula. Na mesma época saiu no jornal a notícia de uma sucuri que deu uma rabeada na porta do carro e quebrou a perna do homem.
- Outra lembrança amazonense: num dia de tempestade, um som bem alto fez nossa babá Inês largar no chão um copo plástico, que saiu quicando. A gente correu na chuva até a calçada e viu na esquina uma árvore grandona pegando fogo. Tinha caído um raio nela.
- Eu adorava uma girafinha amarela de plástico, que apitava quando a gente apertava a barriga dela. Meu irmão André detestava o barulho do apito. Um dia a girafa sumiu. Passou um tempão até que alguém, limpando o alto do guarda-roupa, achou o brinquedo escondido.
- Carnaval recifense, aos dois anos de idade. Todo mundo pulando e dançando lá em casa e ninguém pra me reparar. Abri a porta da geladeira, peguei um pote de azeitonas e comi inteirinho. Vomitei em seguida e passei os próximos dez anos sem tocar numa azeitona verde.
- Aos oito anos, em Recife, a gente ia prum descampado comer azeitona roxa numa árvore isolada. No pôr-do-sol aparecia um monte de morcegos. A brincadeira era tentar acertar pedradas neles, mas os radares dos bichos eram bons e eles sempre se desviavam.
- Uma vez, passando férias em Fortaleza, eu tava brincando com meus primos de jogar água uns nos outros. Enchi um balde e fiquei escondido numa esquina da casa. De repente apareceu alguém e despejei a água em cima. Era minha vó!
05
Jun06
Que trabalho é esse?
O Canal Futura, em parceria com a Fundação Vale do Rio Doce e a OIT, lança amanhã a série de TV Que trabalho é esse?, que combina teatro de bonecos com depoimentos e entrevistas para apresentar o problema do trabalho escravo no Brasil. O roteiro é do Zé Dassilva (aproveita e visita o blog dele pra conhecer a ótima tira “Minha Vidinha”). O programa vai ser exibido também nos trens da Vale. Um ex-escravo que entrevistei uma vez disse que a linha férrea que cruza o Maranhão é conhecida por lá como “navio negreiro”, pela quantidade de gente que pega esse transporte até os locais de aliciamento.
05
Jun06
Turma da Mônica contra o trabalho infantil
O Fórum Nacional de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil lança amanhã em Brasília uma revista em quadrinhos com os personagens da Turma da Mônica, em edição única e gratuita, com a história “Toda criança quer ser criança”. A iniciativa faz parte das manifestações que antecedem o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho. Legal, né? (mais aqui)
05
Jun06
Figurinhas carimbadas
Alexandre Gonçalves informa no Coluna Extra: há uma overdose de figurinhas de Togo no mercado. Quem quiser completar seu álbum da Copa vai ter que suar a camisa. Já tem até comunidade no Orkut, “Eu completei Togo”.
05
Jun06
Na rede do Campeche
A Rádio Campeche, primeira rádio comunitária oficializada de Floripa, acaba de lançar seu site. Em breve a programação vai ser transmitida pela web.
05
Jun06
Rio 360 graus
Bela dica de João Augusto: Rio de Janeiro Virtual. Escolha um ponto e curta um giro de 360 graus pela paisagem de uma das cidades mais lindas do mundo. Dá até pra ficar no centro do gramado no Maracanã.
02
Jun06
Chegadas: Laura
Hoje nasceu Laura, filha do Josemar e da Lili. Bem-vinda ao mundão! Aqui estão os primeiros detalhes, via mensagem de celular:
“às 11:34, com 49 cm, 3,150 kg, chegou laura”
31
May06
Paul Auster…
…, um dos meus escritores preferidos, ganhou hoje o Prêmio Príncipe das Astúrias, pela “renovação literária ao juntar o melhor das tradições americana e européia, inovar o relato cinematográfico e incorporar à literatura algumas de suas contribuições”.
31
May06
Governo não transformou a comunicação
“O governo Lula não mostrou a existência de um projeto estratégico para a área de comunicação social, apesar das inúmeras propostas que emergiram neste sentido, inclusive do FNDC, que apresentou um projeto para desenvolvimento da comunicação social no Brasil, e, embora tivesse sido aprovado pelo PT, essa proposição, nas definições programáticas, sequer foi divulgada publicamente e muito menos implementada. Não tivemos a transformação que poderíamos ter feito, tanto no sentido do desenvolvimento mais saudável, do ponto de vista econômico e democrático do sistema privado e também dos sistemas público e estatal, como estabelece a Constituição. Portanto, não tivemos transformações significativas no setor de comunicação social. Em relação ao debate da digitalização, a criação do Sistema Brasileiro de TV Digital não foi cumprida, porque o próprio decreto que estabelecia a participação da sociedade não foi cumprido. É um processo que ainda está inconcluso, que pode ser ainda revertido, mas a verdade é que prosseguiu (do governo FHC para o governo Lula) uma insensibilidade do governo em relação à importância da comunicação social e das possibilidades do governo federal de estabelecer ações que pudessem ampliar o grau de democratização dos sistemas no Brasil.”







