Posts de 2006

19

Jun

06

Na trave!

Brasil 2 x 0 Austrália foi uma vitória de sufoco, mas o que eu queria comentar mesmo é bola na trave. O jogo teve duas: uma de Kaká, não convertida, outra de Robinho, que retornou aos pés de Fred e resultou no segundo gol (isso é só pra informar quem tava em outro planeta na tarde de domingo, e pra situar o leitor daqui a dez anos). Meter uma bola no travessão talvez seja mais difícil que colocá-la pra dentro da rede. Se as regras do futebol mudassem tanto quanto as do vôlei, talvez a jogada já estivesse valendo por meio gol ou contando como critério de desempate. Mas acontecimentos raros são muitas vezes apenas isso: pretexto pra pensatas sobre acaso versus destino e pra inevitáveis metáforas.

Há bolas na trave que prenunciam insossos zero a zero ou derrocadas que nem viagra resolve. Outras, como a que espirrou pros pés de Fred e mudou a vida dele, são como dádivas de amor platônico. Improbabilíssimas até acontecerem. Qualquer que seja a categoria da bolada no travessão, ela provoca admiração pela beleza plástica, pelo impacto que tonteia. Mas, ao contrário do gol, que depois do clímax costuma conduzir a um relaxamento satisfeito, esta jogada não leva necessariamente ao gozo. É uma guinada do imponderável, cheia de reticências, pensamentos sobre realidades paralelas (“e se…?”), promessa de agruras ou delícias… Pensando bem, não dá pra existir meio gol. Ou é ou não é.

Bookmark and Share


19

Jun

06

A boa da semana

O Instituto Ethos vai lançar um índice inédito para avaliar as políticas corporativas em relação à infância – incluindo o tratamento às empregadas grávidas e aos funcionários com filhos crianças. O
Índice de Desenvolvimento Infantil Empresarial – IDI – foi desenvolvido em parceria com a Unicef.

Bookmark and Share


19

Jun

06

Adeus Bussunda

Bookmark and Share


17

Jun

06

De olho na bola

Cá entre nós, a Argentina tá dando um banho de futebol. Forte candidata a chegar à final.
~
Os africanos, a exemplo de outras copas, prometeram um futebol criativo e bonito de ver, mas ainda não disseram a que vieram.
~
Os três gols mais bonitos da Copa até agora:
1. De Tevez em Argentina 6 x 0 Sérvia e Montenegro.
2. Outro da Argentina na mesma partida, aquele da seqüência de toques geniais.
3. De Kaká em Brasil 1 x 0 Croácia.

Bookmark and Share


17

Jun

06

Desenhos de Miguel

Nosso pequeno artista já liga o computador sozinho e manda ver nas cores e formas. Clique em cada imagem pra ver ampliada.

Fogo
Fogo

Fogo que muda de cor
Fogo que muda de cor

Sem título
Sem título

Corda
Corda

Touro
Touro

Bookmark and Share


14

Jun

06

Minhas Copas: Argentina, 1978

Recife, quarto andar do edifício Surubim, na avenida João de Barros, esquina com a Agamenon Magalhães, na Boa Vista. Primeira Copa em cores. Algumas lembranças: a chuva de papel picado da irada torcida argentina; as camisas com mangas compridas dos jogadores; o gol salvador de Roberto Dinamite na vitória de 1 x 0 contra a Áustria; um lindo gol de falta de Nelinho, com a bola voando em curva certeira; um álbum de figurinhas; minha primeira tabela da Copa; futebol de botão com os vizinhos – tinha um menino catarinense que torcia pelo Figueirense; o jeito engraçado e pessimista como meu pai torcia; a marmelada do Peru, que entregou o jogo pra Argentina por 6 x 0, tirando o Brasil da final; a expressão “campeão moral”. Mano Camillo, que só tem vagas imagens dessa Copa, lembra que nessa época ele foi mordido por um cachorro.

Bookmark and Share


14

Jun

06

Brasil 1 x 0 Croácia


Um jogo bem educativo pro Parreira, espero. Ainda há muito o que arrumar no time.

Melhor jogador: Dida. Pior: Ronaldo.

Do jornal argentino Olé sobre a nossa magra vitória contra os toalhas de mesa: “Son humanos”. Veja a imagem ampliada.

Bookmark and Share


14

Jun

06

Desculpas…

Bookmark and Share


14

Jun

06

Frase da vez: sobre defeitos


“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”

(Clarice Lispector)

[via boletim do Instituto Ethos]
Bookmark and Share


12

Jun

06

Miguelices: países e peixes

Ontem Miguel ganhou um presente muito legal do Frank e da Ana Paula: uma bola com as bandeiras de todos os países participantes da Copa. Passamos um bom tempo brincando de identificar cada um deles. Depois ele continuou sozinho:
- Essa aqui é a Moréia.

Bookmark and Share