15
Jun12
Pautas na Rio+20
Boas pautas pra imprensa na Rio+20. Recebi da Assessoria de Comunicação do PNUMA.
Da economia verde nos negócios à prevenção da fome no futuro: destaques dos eventos do PNUMA abertos à imprensa na Rio+20
Rio de Janeiro, 2012 - partindo da apresentação de um argumento comercial para a economia verde até o reforço das bases ecológicas da segurança alimentar, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e seus parceiros estão promovendo dezenas de lançamentos e eventos de mídia na Rio+20.
Os delegados na Rio+20 terão como foco a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza além da criação do quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. O PNUMA mantém seu papel de liderança no diálogo sobre a economia verde através dos eventos listados abaixo (todos os horários são locais).
CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA
Sábado, 16 de junho
Lançamento do relatório – GEO-5 para os governos locais
Uma série de políticas transformadoras e inspiradoras dos governos locais, que podem ajudar a criar um século XXI sustentável, são destaques em um relatório que será divulgado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e pelo PNUMA.
O Panorama Ambiental Global 5 (Global Environment Outlook) – GEO-5 para Governos Locais cita dezenas de políticas, desde sistemas para negociação (Cap and Trade) em Tóquio até a gestão ambiental em Windhoek, na Namíbia, que mostram que a ação transformadora no nível local pode contribuir com as metas globais e retardar ou interromper a degradação ambiental. O relatório faz recomendações que podem apoiar o trabalho dos governos locais e ajudar a levar as suas políticas bem sucedidas para outras cidades e países.
Horário
09.00-10.30
Oradores
Margarita Astrálaga, diretora regional do Escritório Regional do PNUMA para América Latina e Caribe;
Simon Upton, diretor de Meio Ambiente da OCDE;
Konrad Otto-Zimmermann, secretário-geral do ICLEI.
Lançamento de relatório – O argumento comercial para a economia verde:
As empresas podem alavancar benefícios de centenas de milhões de dólares, desde uma economia significativa e alto retorno sobre o investimento até a criação de novos empregos e oportunidades de crescimento, se fizerem a transição para uma economia verde eficiente em recursos.
O relatório usa dados econômicos e científicos convincentes e uma ampla coleção de estudos de casos da vida real para demonstrar as vantagens do resultado financeiro da economia verde em ação.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor executivo do PNUMA;
George Kell, diretor executivo da UN Global Compact;
Mark Lee, diretor executivo de Sustentabilidade;
Steve Waygood, chefe de investimentos da Aviva.
Domingo, 17 de junho
Lançamento do Relatório de Riqueza Inclusiva 2012
Tem havido um reconhecimento crescente de que os países devem olhar para além dos parâmetros tradicionais do Produto Interno Bruto e do Índice de Desenvolvimento Humano e passar a incluir os vários itens que compõem a base produtiva de um país para/a fim de promover a sustentabilidade.
O Relatório sobre riqueza inclusiva 2012, uma iniciativa conjunta do Programa Internacional de Dimensões Humanas da Universidade das Nações Unidas sobre Mudança Ambiental Global (UNU-IHDP) e o PNUMA, apresenta o Índice de Riqueza Inclusiva. Este índice mede a riqueza das nações examinando o leque completo de ativos de um país, incluindo o capital fabricado, humano e natural e visa incentivar os governos a considerar o valor total da sua base produtiva, inclusive os recursos naturais.
Horário
11.30-12.00
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Professor Anantha Duraiappah, diretor executivo do UNU-IHDP;
Pushpam Kumar, chefe da Unidade de Economia de Serviços de Ecossistemas do PNUMA;
Dr. Pablo Munoz, diretor científico do Relatório de Riqueza Inclusiva 2012 do UNU-IHDP.
Segunda-feira, 18 de junho
Lançamento do Relatório de Iniciativa global para cidades eficientes no uso de recursos e relatórios relacionados
Com mais da metade da população mundial vivendo atualmente em áreas urbanas, as cidades estão enfrentando cada vez mais o desafio de garantir padrões de vida satisfatórios para os seus habitantes, apesar das crescentes pressões sobre os recursos naturais e ecossistemas.
O PNUMA apresentará uma nova iniciativa para apoiar cidades em todo o mundo nos esforços para introduzir medidas que possam estimular o crescimento econômico inclusivo e reduzir a pobreza, garantindo níveis sustentáveis de consumo e produção.
O PNUMA também divulgará dois relatórios relacionados. O primeiro analisa os propulsores subjacentes das mudanças ambientais que afetam as cidades e as estratégias para superar esses desafios. O segundo fará uma análise do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e sua possível aplicação para projetos baseados em cidades.
Horário
13.00-13.30 Centro de mídia da ONU, Pavilhão 3, Riocentro
Oradores
Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades, Brasil
Sylvie Lemmet, diretora da divisão de comércio, indústria e economia do PNUMA;
Embaixador Masahiko Horie, assessor especial do ministro das Relações Exteriores do Japão;
Eckart Wuerzner, prefeito de Heidelberg, representante do Pacto de Autarcas e da Comissão de Regiões da CE;
Herbert Bautista, prefeito da cidade de Quezon (Região Metropolitana de Manila, Filipinas);
RAF Tuts, coordenador da filial de planejamento e projeto urbano da UN-HABITAT.
Terça-feira, 19 de junho
Lançamento dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros
Um conjunto de transformação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros - a ser lançado pelo Programa Ambiental da ONU e pelo setor de Seguros, o maior segmento global específico com mais de 24 trilhões de dólares em ativos – promete tornar o setor verde e fornecer instrumentos de seguro para gestão de riscos em apoio à sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Os princípios proporcionam uma abordagem holística e estratégica para a gestão de riscos e oportunidades associadas com questões que vão da mudança climática, condições meteorológicas extremas e desastres naturais à escassez de água, insegurança alimentar, pandemias, direitos humanos e normas trabalhistas.
Horário
08.00-09.00
Oradores
Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor executivo do PNUMA;
principais executivos do setor de seguros.
Lançamento do relatório da ONU sobre a situação da água
A ONU apresentará os resultados de uma pesquisa importante – produzida especialmente para a Rio+20 – sobre o progresso dos governos do mundo para reformar o uso e a gestão dos recursos de água doce.
Em meio à demanda crescente de abastecimento mundial de água em função das mudanças climáticas, urbanização e outros fatores, a pesquisa apresenta um relatório detalhado sobre que progresso os países alcançaram com relação ao projeto e implementação das reformas tão necessárias para os planos nacionais de recursos hídricos.
O relatório ONU-Água – coordenado pelo PNUMA – rastreia o andamento para a gestão integrada dos recursos hídricos, destacando os casos de sucesso e recomendando novas medidas para ajudar a combater as pressões sobre os recursos hídricos.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Helen Clark, administradora do PNUD;
Michel Jarraud, presidente da Agência das Nações Unidas para a Água (ONU-Água).
Quarta-feira, 20 de junho
Lançamento da Iniciativa Internacional de Compras Públicas Sustentáveis
Mais de 50 países e organizações estão prontos para participar de uma nova iniciativa do PNUMA para acelerar uma transição global para uma Economia Verde, aproveitando o poder de mudança do mercado sobre os gastos do governo e das autoridades locais.
A Iniciativa Internacional de Compras Públicas Sustentáveis tem como objetivo ampliar o leque de gastos públicos para abranger bens e serviços que maximizem os benefícios ambientais e sociais.
Uma série de instrumentos jurídicos e políticos para permitir a integração de critérios ambientais, econômicos e sociais nas compras públicas tem sido adotada por vários países em todo o mundo, dos membros da OCDE até os mercados emergentes na Ásia e na América do Sul. Essas medidas têm o potencial para transformar uma série de setores econômicos e reforçar o surgimento de produtos mais sustentáveis.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor executivo do PNUMA;
Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente do Brasil;
Janz Potocnik, diretor da Comissão de Meio Ambiente da CE;
Bruno Oberle, diretor do Escritório Federal do Meio Ambiente da Suíça.
Lançamento de relatório – Evitando a fome no futuro
O mundo precisa urgentemente se concentrar nos fundamentos ecológicos que sustentam a produção de alimentos para ajudar a garantir a segurança alimentar para as gerações atuais e futuras, segundo um novo relatório do PNUMA.
Evitando a fome no futuro: O fortalecimento da base ecológica da segurança alimentar através de sistemas alimentares sustentáveis visa aumentar o foco sobre a base de recursos e serviços do ecossistema que sustentam todo o sistema alimentar, e que estão sendo neutralizados pela intensa atividade humana, como a pesca predatória e o uso não sustentável da água. O relatório emite recomendações sobre os sistemas de armazenamento e novas normas alimentares para reduzir resíduos, mudar dietas e redesenhar os sistemas de agricultura sustentável.
Horário
13.30-14.00
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Joseph Alcamo, cientista-chefe do PNUMA.
Quinta-feira, 21 de junho
Conferência de imprensa sobre os benefícios da mudança para Iluminação eficiente em termos energéticos
A iniciativa en.lighten do PNUMA lançará avaliações de mercado detalhadas sobre o potencial ambiental e econômico de uma mudança para iluminação eficiente para mais de 130 países, com uma economia estimada em US$ 110 bilhões. Paralelamente, a en.lighten está divulgando um novo mapa global que fornece um panorama das políticas de iluminação eficiente ao redor do globo.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Juan Rafael Elvira Quesada, ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, México;
A ser anunciado, representante sênior da Global Environment Facility
Everton Mello, diretor executivo da OSRAM Brasil;
Harry Verhaar, chefe de Assuntos Públicos e Governamentais Globais, Philips Lighting.
OUTROS EVENTOS
O PNUMA também sediará vários eventos paralelos no seu pavilhão no Parque dos Atletas. Detalhes completos estão disponíveis no seguinte link:
http://www.unep.org/rio20/
Segue abaixo uma lista de outros destaques selecionados:
Sábado, 16 de junho
Lançamento no Pavilhão do PNUMA da Exposição da Siemens ‘Tecnologia em Ação’, seguida do debate ‘Estudantes pela Sustentabilidade’
A Siemens lança a exposição Tecnologia em Ação, organizada em cooperação com a Siemens Stiftung. ONGs e empreendedores sociais do mundo todo apresentarão iniciativas e soluções, tais como sistemas de purificação de água, acesso à eletricidade em regiões isoladas e ações voltadas para a área da saúde, tais como atendimento médico para os índios na Amazônia.
Logo depois da exposição, seis equipes de estudantes de quatro continentes discutirão soluções inovadoras para déficits concretos de sustentabilidade com um painel de especialistas, incluindo Joseph Alcamo, cientista-chefe do PNUMA e Jennifer Morgan, diretor do programa de Clima e Energia do World Resources Institute, Washington, DC.
Horário
15:00, depois 16:30 Pavillhão do PNUMA, Parque dos Atletas
Oradores
Barbara Kux, membro do Conselho de Administração da Siemens AG;
Ulrike Wahl, diretor executivo da Siemens Stiftung;
Mateus Gubb, diretor do Centro Internacional de Tecnologia Ambiental (IETC) do PNUMA.
Domingo, 17 de junho
Respirar, investir, inovar: discussão de um Argumento Comercial para a Economia Verde
Empresas, governos e instituições financeiras se reúnem para discutir meios pelos quais o setor privado pode ajudar a acelerar a transição para a Economia Verde, com base nos resultados do relatório do PNUMA divulgado no dia anterior.
Horário
09.00-15.30
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Jochen Zeitz, diretor executivo do grupo Sports & Lifestyle, diretor de sustentabilidade da PPR, presidente do Conselho de Administração da PUMA;
Yoon Seung-joon, presidente do Instituto da Indústria e Tecnologia Ambiental da Coreia;
Marcelo Takaoka, presidente do Conselho de Construção Sustentável do Brasil.
Apresentações da Exposição ‘Tecnologia em Ação’
Os expositores apresentarão os seus onze projetos, conforme descrito no evento de lançamento acima, e realizarão oficinas e apresentações para o público nos dias seguintes.
Horário
11.00
Oradores
Ulrike Wahl, diretor executivo da Siemens Stiftung;
Paula Cardenau, representante da Ashoka na América Latina.
Abertura do Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Legislação para Sustentabilidade Ambiental
Apesar do desenvolvimento de um grande volume de legislação ambiental nos últimos tempos, poucos esforços foram feitos para que as metas de desenvolvimento sustentável acordadas internacionalmente fossem atingidas.
O Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Legislação para Sustentabilidade Ambiental se concentrará nas ações necessárias para superar as barreiras que estão impedindo a implementação de Acordos Ambientais Multilaterais (AAM) e outros compromissos.
Dentre as principais questões a serem abordadas no evento pode-se citar: enfrentamento da natureza fragmentada da governança ambiental atual, exploração das relações entre a legislação de direitos humanos e de direito ambiental e melhoria da participação pública e do acesso à justiça.
Horário
16.00
Oradores
Fatou Bensouda, procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional;
presidentes das cortes supremas do Brasil, Malásia e Argentina.
Segunda-feira, 18 de junho
Evento paralelo: “Lixo marinho – como evitar que os nossos oceanos se tornem lixeiras”
O PNUMA sediará um fórum de discussão entre a indústria de plásticos, ativistas, governos e organizações internacionais antes da criação da Parceria Global sobre Lixo Marinho, que visa proteger a saúde humana e ambiental através da redução e gestão do lixo marinho.
Horário
10.00-11.45
Oradores
Vincent Sweeney, coordenador GPA, PNUMA;
Jane Lubchenco, administrador, National Oceanic and Atmospheric Administration, EUA;
Doug Woodring, cofundador/diretor, Oceans Recovery Alliance;
Steve K. Russell, vice-presidente – Divisão de Plásticos, Conselho Americano de Química;
Sr. Nelson Andrade Colmenares, coordenador do Programa de Meio Ambiente do Caribe.
Da economia verde nos negócios à prevenção da fome no futuro: destaques dos eventos do PNUMA abertos à imprensa na Rio+20
Rio de Janeiro, 2012 - partindo da apresentação de um argumento comercial para a economia verde até o reforço das bases ecológicas da segurança alimentar, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e seus parceiros estão promovendo dezenas de lançamentos e eventos de mídia na Rio+20.
Os delegados na Rio+20 terão como foco a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza além da criação do quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. O PNUMA mantém seu papel de liderança no diálogo sobre a economia verde através dos eventos listados abaixo (todos os horários são locais).
CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA
Sábado, 16 de junho
Lançamento do relatório – GEO-5 para os governos locais
Uma série de políticas transformadoras e inspiradoras dos governos locais, que podem ajudar a criar um século XXI sustentável, são destaques em um relatório que será divulgado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e pelo PNUMA.
O Panorama Ambiental Global 5 (Global Environment Outlook) – GEO-5 para Governos Locais cita dezenas de políticas, desde sistemas para negociação (Cap and Trade) em Tóquio até a gestão ambiental em Windhoek, na Namíbia, que mostram que a ação transformadora no nível local pode contribuir com as metas globais e retardar ou interromper a degradação ambiental. O relatório faz recomendações que podem apoiar o trabalho dos governos locais e ajudar a levar as suas políticas bem sucedidas para outras cidades e países.
Horário
09.00-10.30
Oradores
Margarita Astrálaga, diretora regional do Escritório Regional do PNUMA para América Latina e Caribe;
Simon Upton, diretor de Meio Ambiente da OCDE;
Konrad Otto-Zimmermann, secretário-geral do ICLEI.
Lançamento de relatório – O argumento comercial para a economia verde:
As empresas podem alavancar benefícios de centenas de milhões de dólares, desde uma economia significativa e alto retorno sobre o investimento até a criação de novos empregos e oportunidades de crescimento, se fizerem a transição para uma economia verde eficiente em recursos.
O relatório usa dados econômicos e científicos convincentes e uma ampla coleção de estudos de casos da vida real para demonstrar as vantagens do resultado financeiro da economia verde em ação.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor executivo do PNUMA;
George Kell, diretor executivo da UN Global Compact;
Mark Lee, diretor executivo de Sustentabilidade;
Steve Waygood, chefe de investimentos da Aviva.
Domingo, 17 de junho
Lançamento do Relatório de Riqueza Inclusiva 2012
Tem havido um reconhecimento crescente de que os países devem olhar para além dos parâmetros tradicionais do Produto Interno Bruto e do Índice de Desenvolvimento Humano e passar a incluir os vários itens que compõem a base produtiva de um país para/a fim de promover a sustentabilidade.
O Relatório sobre riqueza inclusiva 2012, uma iniciativa conjunta do Programa Internacional de Dimensões Humanas da Universidade das Nações Unidas sobre Mudança Ambiental Global (UNU-IHDP) e o PNUMA, apresenta o Índice de Riqueza Inclusiva. Este índice mede a riqueza das nações examinando o leque completo de ativos de um país, incluindo o capital fabricado, humano e natural e visa incentivar os governos a considerar o valor total da sua base produtiva, inclusive os recursos naturais.
Horário
11.30-12.00
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Professor Anantha Duraiappah, diretor executivo do UNU-IHDP;
Pushpam Kumar, chefe da Unidade de Economia de Serviços de Ecossistemas do PNUMA;
Dr. Pablo Munoz, diretor científico do Relatório de Riqueza Inclusiva 2012 do UNU-IHDP.
Segunda-feira, 18 de junho
Lançamento do Relatório de Iniciativa global para cidades eficientes no uso de recursos e relatórios relacionados
Com mais da metade da população mundial vivendo atualmente em áreas urbanas, as cidades estão enfrentando cada vez mais o desafio de garantir padrões de vida satisfatórios para os seus habitantes, apesar das crescentes pressões sobre os recursos naturais e ecossistemas.
O PNUMA apresentará uma nova iniciativa para apoiar cidades em todo o mundo nos esforços para introduzir medidas que possam estimular o crescimento econômico inclusivo e reduzir a pobreza, garantindo níveis sustentáveis de consumo e produção.
O PNUMA também divulgará dois relatórios relacionados. O primeiro analisa os propulsores subjacentes das mudanças ambientais que afetam as cidades e as estratégias para superar esses desafios. O segundo fará uma análise do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e sua possível aplicação para projetos baseados em cidades.
Horário
13.00-13.30 Centro de mídia da ONU, Pavilhão 3, Riocentro
Oradores
Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades, Brasil
Sylvie Lemmet, diretora da divisão de comércio, indústria e economia do PNUMA;
Embaixador Masahiko Horie, assessor especial do ministro das Relações Exteriores do Japão;
Eckart Wuerzner, prefeito de Heidelberg, representante do Pacto de Autarcas e da Comissão de Regiões da CE;
Herbert Bautista, prefeito da cidade de Quezon (Região Metropolitana de Manila, Filipinas);
RAF Tuts, coordenador da filial de planejamento e projeto urbano da UN-HABITAT.
Terça-feira, 19 de junho
Lançamento dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros
Um conjunto de transformação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros - a ser lançado pelo Programa Ambiental da ONU e pelo setor de Seguros, o maior segmento global específico com mais de 24 trilhões de dólares em ativos – promete tornar o setor verde e fornecer instrumentos de seguro para gestão de riscos em apoio à sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Os princípios proporcionam uma abordagem holística e estratégica para a gestão de riscos e oportunidades associadas com questões que vão da mudança climática, condições meteorológicas extremas e desastres naturais à escassez de água, insegurança alimentar, pandemias, direitos humanos e normas trabalhistas.
Horário
08.00-09.00
Oradores
Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor executivo do PNUMA;
principais executivos do setor de seguros.
Lançamento do relatório da ONU sobre a situação da água
A ONU apresentará os resultados de uma pesquisa importante – produzida especialmente para a Rio+20 – sobre o progresso dos governos do mundo para reformar o uso e a gestão dos recursos de água doce.
Em meio à demanda crescente de abastecimento mundial de água em função das mudanças climáticas, urbanização e outros fatores, a pesquisa apresenta um relatório detalhado sobre que progresso os países alcançaram com relação ao projeto e implementação das reformas tão necessárias para os planos nacionais de recursos hídricos.
O relatório ONU-Água – coordenado pelo PNUMA – rastreia o andamento para a gestão integrada dos recursos hídricos, destacando os casos de sucesso e recomendando novas medidas para ajudar a combater as pressões sobre os recursos hídricos.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Helen Clark, administradora do PNUD;
Michel Jarraud, presidente da Agência das Nações Unidas para a Água (ONU-Água).
Quarta-feira, 20 de junho
Lançamento da Iniciativa Internacional de Compras Públicas Sustentáveis
Mais de 50 países e organizações estão prontos para participar de uma nova iniciativa do PNUMA para acelerar uma transição global para uma Economia Verde, aproveitando o poder de mudança do mercado sobre os gastos do governo e das autoridades locais.
A Iniciativa Internacional de Compras Públicas Sustentáveis tem como objetivo ampliar o leque de gastos públicos para abranger bens e serviços que maximizem os benefícios ambientais e sociais.
Uma série de instrumentos jurídicos e políticos para permitir a integração de critérios ambientais, econômicos e sociais nas compras públicas tem sido adotada por vários países em todo o mundo, dos membros da OCDE até os mercados emergentes na Ásia e na América do Sul. Essas medidas têm o potencial para transformar uma série de setores econômicos e reforçar o surgimento de produtos mais sustentáveis.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor executivo do PNUMA;
Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente do Brasil;
Janz Potocnik, diretor da Comissão de Meio Ambiente da CE;
Bruno Oberle, diretor do Escritório Federal do Meio Ambiente da Suíça.
Lançamento de relatório – Evitando a fome no futuro
O mundo precisa urgentemente se concentrar nos fundamentos ecológicos que sustentam a produção de alimentos para ajudar a garantir a segurança alimentar para as gerações atuais e futuras, segundo um novo relatório do PNUMA.
Evitando a fome no futuro: O fortalecimento da base ecológica da segurança alimentar através de sistemas alimentares sustentáveis visa aumentar o foco sobre a base de recursos e serviços do ecossistema que sustentam todo o sistema alimentar, e que estão sendo neutralizados pela intensa atividade humana, como a pesca predatória e o uso não sustentável da água. O relatório emite recomendações sobre os sistemas de armazenamento e novas normas alimentares para reduzir resíduos, mudar dietas e redesenhar os sistemas de agricultura sustentável.
Horário
13.30-14.00
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Joseph Alcamo, cientista-chefe do PNUMA.
Quinta-feira, 21 de junho
Conferência de imprensa sobre os benefícios da mudança para Iluminação eficiente em termos energéticos
A iniciativa en.lighten do PNUMA lançará avaliações de mercado detalhadas sobre o potencial ambiental e econômico de uma mudança para iluminação eficiente para mais de 130 países, com uma economia estimada em US$ 110 bilhões. Paralelamente, a en.lighten está divulgando um novo mapa global que fornece um panorama das políticas de iluminação eficiente ao redor do globo.
Horário
13.00-13.30
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Juan Rafael Elvira Quesada, ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, México;
A ser anunciado, representante sênior da Global Environment Facility
Everton Mello, diretor executivo da OSRAM Brasil;
Harry Verhaar, chefe de Assuntos Públicos e Governamentais Globais, Philips Lighting.
OUTROS EVENTOS
O PNUMA também sediará vários eventos paralelos no seu pavilhão no Parque dos Atletas. Detalhes completos estão disponíveis no seguinte link:
http://www.unep.org/rio20/
Segue abaixo uma lista de outros destaques selecionados:
Sábado, 16 de junho
Lançamento no Pavilhão do PNUMA da Exposição da Siemens ‘Tecnologia em Ação’, seguida do debate ‘Estudantes pela Sustentabilidade’
A Siemens lança a exposição Tecnologia em Ação, organizada em cooperação com a Siemens Stiftung. ONGs e empreendedores sociais do mundo todo apresentarão iniciativas e soluções, tais como sistemas de purificação de água, acesso à eletricidade em regiões isoladas e ações voltadas para a área da saúde, tais como atendimento médico para os índios na Amazônia.
Logo depois da exposição, seis equipes de estudantes de quatro continentes discutirão soluções inovadoras para déficits concretos de sustentabilidade com um painel de especialistas, incluindo Joseph Alcamo, cientista-chefe do PNUMA e Jennifer Morgan, diretor do programa de Clima e Energia do World Resources Institute, Washington, DC.
Horário
15:00, depois 16:30 Pavillhão do PNUMA, Parque dos Atletas
Oradores
Barbara Kux, membro do Conselho de Administração da Siemens AG;
Ulrike Wahl, diretor executivo da Siemens Stiftung;
Mateus Gubb, diretor do Centro Internacional de Tecnologia Ambiental (IETC) do PNUMA.
Domingo, 17 de junho
Respirar, investir, inovar: discussão de um Argumento Comercial para a Economia Verde
Empresas, governos e instituições financeiras se reúnem para discutir meios pelos quais o setor privado pode ajudar a acelerar a transição para a Economia Verde, com base nos resultados do relatório do PNUMA divulgado no dia anterior.
Horário
09.00-15.30
Oradores
Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA e subsecretário-geral da ONU;
Jochen Zeitz, diretor executivo do grupo Sports & Lifestyle, diretor de sustentabilidade da PPR, presidente do Conselho de Administração da PUMA;
Yoon Seung-joon, presidente do Instituto da Indústria e Tecnologia Ambiental da Coreia;
Marcelo Takaoka, presidente do Conselho de Construção Sustentável do Brasil.
Apresentações da Exposição ‘Tecnologia em Ação’
Os expositores apresentarão os seus onze projetos, conforme descrito no evento de lançamento acima, e realizarão oficinas e apresentações para o público nos dias seguintes.
Horário
11.00
Oradores
Ulrike Wahl, diretor executivo da Siemens Stiftung;
Paula Cardenau, representante da Ashoka na América Latina.
Abertura do Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Legislação para Sustentabilidade Ambiental
Apesar do desenvolvimento de um grande volume de legislação ambiental nos últimos tempos, poucos esforços foram feitos para que as metas de desenvolvimento sustentável acordadas internacionalmente fossem atingidas.
O Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Legislação para Sustentabilidade Ambiental se concentrará nas ações necessárias para superar as barreiras que estão impedindo a implementação de Acordos Ambientais Multilaterais (AAM) e outros compromissos.
Dentre as principais questões a serem abordadas no evento pode-se citar: enfrentamento da natureza fragmentada da governança ambiental atual, exploração das relações entre a legislação de direitos humanos e de direito ambiental e melhoria da participação pública e do acesso à justiça.
Horário
16.00
Oradores
Fatou Bensouda, procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional;
presidentes das cortes supremas do Brasil, Malásia e Argentina.
Segunda-feira, 18 de junho
Evento paralelo: “Lixo marinho – como evitar que os nossos oceanos se tornem lixeiras”
O PNUMA sediará um fórum de discussão entre a indústria de plásticos, ativistas, governos e organizações internacionais antes da criação da Parceria Global sobre Lixo Marinho, que visa proteger a saúde humana e ambiental através da redução e gestão do lixo marinho.
Horário
10.00-11.45
Oradores
Vincent Sweeney, coordenador GPA, PNUMA;
Jane Lubchenco, administrador, National Oceanic and Atmospheric Administration, EUA;
Doug Woodring, cofundador/diretor, Oceans Recovery Alliance;
Steve K. Russell, vice-presidente – Divisão de Plásticos, Conselho Americano de Química;
Sr. Nelson Andrade Colmenares, coordenador do Programa de Meio Ambiente do Caribe.
Para consulta à mídia e confirmar a presença, entre em contato:
Nick Nuttall, porta-voz e diretor interino da Divisão de Comunicação e Informação Pública do PNUMA, tel. +55-11-6593-8058 , +254-733-632-755 , e-mail: nick.nuttall@unep.org
Shereen Zorba, chefe do Centro de Notícias do PNUMA, tel. 254 788 526 000 ou e-mail: shereen.zorba@unep.org
Alejandro Laguna, Oficial de Comunicação do PNUMA para América Latina e Caribe, tel. +55 21 69125825 ou e-mail alex.laguna@unep.org
Amanda Talamonte, Assessora de Comunicação do PNUMA Brasil, Tel. +55 61 3038 9237 ou e-mail comunicacao@pnuma.org
UNEP Newsdesk (Nairobi) – Tel. +254 20 762 3088 ou e-mail unepnewsdesk@unep.org