22

Nov

19

Amazônia Minada

Jornalismo de dados e programação, associados às boas e velhas técnicas de reportagem, a serviço da proteção da Amazônia contra os saqueadores. Por Hyury Potter:

“Caros, hoje [21/11] lançamos o mapa #AmazoniaMinada, projeto apoiado pelo International Center for Journalists que cruza dados da ANM e do ICMBio para encontrar registros minerários dentro de unidades de conservação de proteção integral da Amazônia, algo que é proibido por lei. O mapa atualiza diariamente os dados e está hospedado no site InfoAmazonia.

# Matéria InfoAmazonia: https://bit.ly/3391NY9
# Mapa Amazônia Minada: https://bit.ly/2O828pJ

Sempre que um novo requerimento minerário dentro de UC aparecer, os dados da empresa responsável, minério e área afetada são tuitados automaticamente no perfil @amazonia_minada.  Sigam lá!

Nada disso seria possível sem a trabalheira que o Rodrigo Brabo (desenvolvedor) e a Juliana Mori (visualização de dados em mapas) tiveram nos últimos três meses. Contamos ainda com o apoio e revisão do Gustavo Faleiros (co-fundador do InfoAmazonia) e com a mentoria da Amara Aguilar pelo ICFJ.

Como estamos perto da Black Friday, ainda tem mais! Matéria publicada hoje no The Intercept Brasil, feita a partir da base de dados do #AmazoniaMinada, mostra quais são as empresas que estão de olho na mineração em áreas de proteção. A matéria contou com edição ponta firme da Paula Bianchi e de grande elenco do TIB.

# Matéria no Intercept: https://bit.ly/2QCIxja

É isso. Leiam, compartilhem, deem RT, curtam, mandem um joinha… Tá valendo tudo. Beijão! ”

Bookmark and Share


Não há comentários.


Comentar: