17

Jan

10

Contato

ContatoVi ontem Contato (Robert Zemeckis, 1997), adaptação de um romance do astrônomo e escritor Carl Sagan (1934-1996), um ferrenho crítico da pseudociência. O filme é um sci-fi razoável que aborda o primeiro contato da humanidade com uma civilização extraterrestre e os efeitos que essa expectativa provoca no mundo. Como pano de fundo, há uma interessante discussão sobre ciência versus religiosidade, ceticismo versus fé, e a possibilidade de convergência entre esses pontos de vista. Jodie Foster está excelente no papel da cientista que vasculha o espaço à procura de sinais de vida extraterrestre. O romance dela com um líder religioso (boa pinta e não-celibatário) ficou meio perdido na adaptação e não acrescenta grande coisa à narrativa. Uma frase emblemática pontua a história em várias ocasiões: o universo é tão grande que seria um desperdício se estivéssemos sozinhos.

Bookmark and Share


3 Responses:

  1. Em 23/01/10, 13:07, Germano disse:

    - A tempos esporaticamente passo pelo seu blog, gosto quando relata fatos de sua família é realmente muito bacana. Em relação a Contato acabei de ler no final do ano passado e me encantou muito, não tive a oportunidade de assirtir o filme, mas o livro é realmente muito atraente, me prendeu a cada minuto principalmente nos trechos de diálogo entre Ellie e Joss. Excelente dica.

  2. Em 20/01/10, 00:21, Dauro Veras disse:

    Também li o livro do Sagan, é bem melhor – embora essas comparações nem sempre façam sentido. Talvez o diretor tenha achado um despedício de espaço deixar a Jodie Foster sozinha :)

  3. Em 17/01/10, 11:43, Fabricio disse:

    Dauro, o livro é mais legal, mais sólido e crível. Faz bastante tempo que li e que vi o filme, e já não lembro de detalhes, mas lembro que na época algumas diferenças do filme em relação ao livro me incomodaram. Aproveitando, se tu gosta de ficção científica, procure assistir ao “Moon” (esse: http://amazon.imdb.com/title/tt1182345/ — acho que no Brasil o nome ficou “Lunar”). Excepcional!


Comentar: