02

Mar

10

Mostra de Cinema Brasil-Alemanha

Recebi da Kátia Klock e passo adiante na íntegra.

Mostra de Cinema Brasil-Alemanha
percorre nove cidades do Estado [SC]

Com exibição de 22 filmes alemães e brasileiros em curta, média e longa-metragem, debates e uma oficina de cinema, o projeto Diálogos em Cena, da ONG Comunica, acontece de 2 a 5 de março em nove cidades catarinenses. O programa começa na terça-feira 2, em Campo Alegre e Rio Negrinho, depois segue para Pomerode, Indaial, Guabiruba, Brusque, São Bonifácio, São Pedro de Alcântara e Florianópolis. Toda a programação é gratuita.

Diálogos em Cena é um projeto de formação de plateia e democratização dos bens culturais que tem o apoio do Funcultural, da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo e Esporte. Nesta primeira edição, Diálogos em Cena promove o intercâmbio entre o cinema produzido no Brasil e na Alemanha. A finalidade é aprofundar as relações brasileiras com um país que teve forte influência na colonização do Brasil, especialmente no Sul. O evento faz parte do calendário das comemorações dos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina.

Os filmes selecionados para a Mostra são contemporâneos e abordam a diversidade cultural. As sessões à tarde são direcionadas ao público juvenil com exibição de curtas escolhidos especialmente para esta faixa etária. À noite, a temática é mais dirigida ao público adulto, com médias e longas-metragens. Os filmes alemães foram cedidos gentilmente pelo Instituto Goethe de São Paulo.

O programa prevê a exibição dos longas Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, sobre o encontro de um alemão e de um brasileiro no sertão nordestino em plena Segunda Guerra Mundial, e Adeus, Lênin, de Wolfganger Becker, ambientado em 1989, durante a queda do muro de Berlim. Entre os curtas, serão exibidos Surprise!, de Veit Helmer, uma história bem-humorada de um homem que monta uma armadilha ao redor da cama de sua amada.

A novidade do cinema produzido em Santa Catarina é o lançamento do média-metragem Maestro Heinz Geyer, de Andreas Peter, sobre o compositor, regente e articulador cultural que chegou em Blumenau nos anos 20. Este documentário foi realizado com o prêmio do Edital Cinemateca Catarinense/FCC 2007. O curta Uma Professora em uma Comunidade Alemã, de Irene Rios da Silva, também está na programação. O filme é inspirado na vivência da diretora entre os descendentes de alemães em São Pedro de Alcântara.

Durante a Mostra, será iniciada a distribuição gratuita de mil cópias em DVD do documentário Sem Palavras, de Kátia Klock, para bibliotecas e instituições de ensino e de cultura, com legendas em alemão, inglês e espanhol. O média-metragem aborda o silêncio imposto aos alemães e aos seus descendentes em Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial. Sem Palavras foi realizado com recursos do Edital Cinemateca Catarinense/FCC 2007.

OFICINA E DEBATES

No dia 3 de março, das 8 às 12 horas, no auditório da prefeitura de Pomerode, ocorre a oficina de cinema Exercício do Olhar para adolescentes de 13 a 16 anos que estudam na rede pública e particular do município. O ministrante é documentarista e professor de comunicação Andreas Peter, de Blumenau.

Para estimular a discussão sobre a produção cultural, a Mostra Diálogos em Cena vai promover o debate Cultura e Arte: o que estamos produzindo? no dia 2 de março no Espaço Cultural Sirlei Maria Neumann Johanson, em Campo Alegre, após a sessão das 19h30, e no dia 4 no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional, em Brusque, depois da sessão das 19 horas.

A programação completa do Diálogos em Cena pode ser acessada no blog www.dialogos.comunica.org.br

O QUÊ: Mostra de Cinema Diálogos em Cena. QUANDO: De 2 a 5 de março. ONDE: Auditórios e centros culturais de Campo Alegre, Rio Negrinho, Pomerode, Indaial, Guabiruba, Brusque, São Bonifácio, São Pedro de Alcântara e Florianópolis. QUANTO: Entrada franca.

CONTATOS

ONG COMUNICA
Curadora da Mostra: Lícia Brancher • (48) 3334 9805 | 9161 3114
licia@comunica.org.br

Comunicação: Fifo Lima • (48) 4141 2116 | 9146 0251
fifolima@comunica.org.br

Bookmark and Share


Não há comentários.


Comentar: