21
Apr06
Sincronicidade
Hoje sonhei com Ayres, meu amigo que mora em Loreto, na Itália. Aí à tarde ele telefonou pelo Skype e a primeira coisa que me disse foi: “Sonhei com você”.
21
Apr06
Lili
Esta foto é do Acácio, marido da Marli Henicka. Eles criam Lili Marlene, irmã do nosso Branquito. Os dois bichanos foram separados na infância. Hoje um vive no sul e o outro no norte da Ilha. Dia desses temos que fazer o reencontro…
21
Apr06
Lembranças de uma noite no Itacorubi
A última vez que encontrei a Nathan faz dois ou três anos, no apartamento do Itacorubi que ela tinha dividido com amigas nos tempos de estudante. Ela tava de passagem pela cidade. Foi uma noite agradável, com música, comidinhas, cerveja e muitos papos, todo mundo sentado no chão da sala ou de pé na cozinha. Não lembro quase nada do que conversamos, só sei que fluía com facilidade, um assunto emendando no outro. Ela contou histórias de seus tempos em Londres e Madri, de sua turnê a Santiago do Chile com um grupo de teatro amador, dos planos pro futuro. Demos muita risada e só nos despedimos quando o sono bateu geral. Essa noite e outros momentos têm me voltado à mente sem parar desde que eu soube da partida dela. Não é fácil a gente se acostumar com a idéia de que tudo passa. Isso devia ser a coisa mais natural do mundo, mas quando alguém morre na casa dos trinta anos, cheia de planos – ela ia casar em breve com um alemão – fica uma enorme sensação de perplexidade. A gente se dá conta de como tudo é breve, de como precisa aproveitar cada instante e espalhar bondade pelo mundo, como ela fez. Nathan vai fazer muita falta!
19
Apr06
Adeus, Nathan
Estou num hotel em São Bento do Sul. Acabo de checar os e-mails e a notícia triste me pega de surpresa. Nathan Manfroi, uma ex-colega do jornalismo da UFSC, morreu de complicações cardíacas depois de uma cirurgia. O enterro foi hoje em Lages. Ela era grande amiga da Laura e convivemos bastante há alguns anos – depois ela foi morar na Inglaterra e na Espanha. Nathan adorava teatro – era atriz amadora -, viajar, conhecer gente. A imagem dela tá dançando na minha cabeça bem agora: alta e bonitona, cabelos pretos compridos, um jeito sempre doce e carinhoso de tratar as pessoas, aquele sorriso enorme que era sua marca. É assim que quero lembrar dela.
~
“Minha morte nasceu quando eu nasci. Despertou, balbuciou, cresceu comigo… E dançamos de roda ao luar amigo, na pequenina rua em que vivi”.
Mário Quintana
18
Apr06
Lendo
Viajante solitário, de Jack Kerouac. São textos de viagem do guru da geração beat pelos Estados Unidos, México e Europa. Até agora minha impressão é que não se compara ao grande On the road, nem tampouco aos ótimos Big Sur e Dharma Bum. Mas são boas linhas pra ler viajando.
18
Apr06
17
Apr06
IBGE e Google Earth
O IBGE acaba de lançar um software que funciona acoplado com o fantástico Google Earth. Com ele é possível localizar no mapa todas as cidades brasileiras e ter acesso imediato às estatísticas de cada uma. É um recurso extraordinário pra estudantes, viajantes, pesquisadores, apreciadores de mapas e apaixonados pelo Brasil em geral. Basta instalar o programa no seu micro, abrir o Google Earth e seguir as instruções.
17
Apr06
Flores partidas
Ontem vi Broken flowers, de Jim Jarmusch, um dos meus cineastas preferidos (Downbylaw, Night on Earth…). Meu comentário é, portanto, assumidamente parcial. Gostei muito, por ser uma história bem contada, com o estilo Jarmusch e ainda por cima um road movie, gênero do qual sou fãzaço. Pra completar, o elenco é de primeira: Bill Murray, Julie Delpy, Jessica Lange e Sharon Stone bonita como o diabo… O site oficial diz que é uma comédia, mas acho o rótulo insuficiente – tem cenas engraçadas, mas não são de se mijar de rir não. O protagonista, Don, é um Don Juan de meia idade que recebe uma carta anônima duma ex-namorada, dizendo que ele tem um filho adolescente. Ajudado por um vizinho metido a detetive, ele então sai numa jornada visitando suas ex, pra tentar descobrir qual delas é a mãe. O ritmo da narrativa é um tanto lento, de propósito, e Murray se sai de maneira brilhante ao representar um cara desmotivado quanto a seus relacionamentos. É essencialmente um filme sobre a dificuldade de as pessoas se comunicarem. 96/100.
17
Apr06
Eu e minhas listas…
Onze coisas que quero ensinar a meus filhos.
1. Respeitar o mar, os rios, lagoas e açudes.
2. Tomar bastante água.
3. Dirigir bem e sempre dar marcha à ré devagar.
4. Acreditar no próprio instinto e força.
5. Preferir alegria à tristeza.
6. Prestar atenção no espelho e nos olhos das pessoas.
7. Apertar mãos com firmeza.
8. Escolher como profissão aquilo que gosta.
9. Ouvir conselhos, mas decidir por si.
10.Praticar o desapego.
11. Viver o presente.
17
Apr06
Tutu e Fanto

Tutu (deitada) e Fanto estão sempre se provocando, mas são amigos inseparáveis, seja pra latir no portão pra quem passa na rua ou pra se juntarem e correr atrás do gato. Aqui, tomam fôlego antes da próxima brincadeira.
Clique pra ver ampliada.









