08
May06
Um fim de semana
Bruno riu pra mim pela primeira vez. Miguel e eu construímos – e depois destruímos – um castelo de pedra. Olhamos nuvens no céu e imaginamos que bichos elas formavam. Andei descalço na terra. Almoçamos feijoada à sombra das árvores no quintal, em ritmo totalmente slow food. Comi pinhão assado. O gato se sentou na minha frente, de um jeito que parecia gente. Passeei com os cachorros até eles ficarem ca língua de fora, e pareciam cachorros mesmo. Um amigo querido me emprestou um livro especial que me prometo ler há anos. Perdi uma bonita partida de xadrez. Fiz uma caipirinha acima da média. Vi dois filmes regulares. Coloquei um disco que não escutava há tempo (Blur). Recebemos visita de grandes amigos. Dormi e sonhei depois do almoço. Senti cheiro de macela. Tirei as roupas de inverno do depósito, lavei e botei no sol. Recebi uma notícia de nascimento: Andréia, casada com mano André, ligou pra dizer que Arthur chegou na quinta-feira, de parto normal.
~
Tenha você também uma bela semana.
08
May06
Cinco lugarzinhos
Sabe aqueles lugares especiais pra você numa cidade? Kátia Negreiros levantou o tema no blog coletivo +D1 e fiz uma lista de cinco dos meus. E você? Quais são os seus?
07
May06
Leitura de banho
O que cê acha? Aquela indicação dos frascos de xampu, “enxágue e repita a aplicação”, tem algum efeito prático ou é só um truque de márquetingue pra gente gastar o tubo mais rápido?
07
May06
EXtudo Gráfico

Meu amigo Mafaldo Júnior,
artista plástico e designer gráfico
de João Pessoa, lançou sua
primeira exposição na web.
Muito bonita!
05
May06
05
May06
Criança e trabalho
É, Raul, tema polêmico. Lula também falou aqui no encontro da OIT [tou em Brasília] que começou a trabalhar bem cedo pra ajudar a mãe: “Temos que ter um olhar sensível às questões sociais de cada região, para saber por que as pessoas às vezes fazem o que não deveriam fazer”, disse. Quando eu tinha uns nove anos, vendi revistas usadas pra ganhar um dinheirinho e comprar pirulito zorro, figurinhas… Bem diferente da situação do Lula, claro. Era mais uma brincadeira de ser gente grande, porque a família era pobre, mas não necessitada.
Há uma diferença enorme entre o trabalho de crianças no contexto cultural da agricultura familiar, por exemplo – que não exclua o estudo -, da exploração do trabalho de crianças em empresa comercial. Veja também por esse ângulo: não é papel da criança “ajudar a família” com dinheiro. Se essa é a realidade pra milhões de famílias brasileiras, é porque o Estado ainda não cumpre direito o seu papel de dar assistência prioritária às crianças e adolescentes, como manda a Constituição. O “trabalho” da criança é brincar e estudar. Se fizer isso bem feito, não é pouca coisa.
05
May06
04
May06
A boa notícia do dia
Acabo de publicar no site do Observatório Social: Relatório Global da OIT, divulgado hoje em Brasília, informa que entre 2000 e 2004 o trabalho infantil caiu 11% no mundo. A estimativa é que as piores formas de trabalho infantil – queda de 26% – possam ser erradicadas em dez anos, se for mantido o atual ritmo. Brasil e México são citados como bons exemplos.
04
May06
03
May06








