01
Aug06
01
Aug06
Domingão de inverno (1)
Pausa pra descanso e vinho tinto na trilha da Costa da Lagoa. Foto: Alan Bike.
01
Aug06
Há dez anos

Em 1996 escrevi a reportagem Castelo de Gelo com fotos de Laura pra revista Latinidad, do Rogério e do Mariano. É sobre o Glaciar Perito Moreno, na Argentina. Baita lugar poderoso.
01
Aug06
De touca
Ao escovar os dentes agora à noite, senti a água tão cortante de gelada que parecia tar virando pedra. Lá fora deve tar uns 5 graus, por aí. E nublado. Tempo pra meia, touca, cachecol, chá e chocolate quente. Capaz de nevar na serra.
30
Jul06
A febre dos blogs
A revista Época desta semana traz como reportagem de capa os blogs. Na versão online há um texto de Alexandre Inagaki (autor do Pensar Enlouquece) sobre 25 momentos da blogosfera brasileira. Um registro histórico bacana.
30
Jul06
Frio
Agora sim, chegou o inverno. Domingão gelado, ensolarado e sem vento. Adoro dias como este na Ilha. Perfeitos pra fazer uma trilha.
28
Jul06
Mais sobre o Master
Raulzito, do Puxadinho, não gostou de Edifício Master nem curte o estilo de trabalho de Eduardo Coutinho. Polêmicas são sempre bem-vindas, mas não acho que essa vá longe, por escassos méritos deste que vos tecla. Deixei meu comentário lá. Aproveita e confere umas belas fotos que ele tirou no Museu de Niterói, uma das vistas mais lindas do Rio.
27
Jul06
Livros, guerra e paz
Em tempos bélicos, quatro clássicos pacifistas:
- Matadouro 5, de Kurt Vonnegut, que presenciou o bombardeio aliado a Dresden na Segunda Guerra Mundial;
- Kapput, de Curzio Malaparte, jornalista e escritor italiano que cobriu os alemães no front russo.
- Nada de Novo no Front, de Erich Maria Remarque, sobre um soldado alemão na Primeira Guerra, e
- Adeus às Armas, de Ernest Hemingway, sobre o front italiano no mesmo conflito.
27
Jul06
Novas definições
DVD 24 horas, para casal com dois filhos pequenos, é aquele que a gente leva no mínimo 24 horas pra assistir.
~
É o caso de The Corporation, ótimo documentário que conta a história das corporações. O filme mostra como, em geral, elas apresentam todos os sintomas de indivíduos psicopatas. Apesar de longo demais – duas horas e vinte e tantos minutos -, é bastante educativo sobre a ganância e os métodos sujos de quem manda no mundo hoje. O DVD duplo traz também depoimentos ampliados dos entrevistados, entre eles Naomi Klein, autora de Sem Logo, Noam Chomsky e Michael Moore. O site tem links bem legais pra várias organizações ambientalistas, defensoras do comércio justo e redes ativistas.
27
Jul06
Inocência e guerra
Diante de uma imagem de Beirute bombardeada no telejornal, Miguel comenta comigo, usando a mesma lógica que aplica pra afastar o medo de fantasmas, monstros e dragões:
- Pai, isso aí é só na tevê, né?
Gostaria tanto de responder que sim…
(digo a verdade ao alcance da compreensão de um menino de três anos e meio que busca segurança no pai: a guerra existe mesmo, filho, é muito feia e muito triste, mas tá bem longe).









