Posts de 2006

06

Oct

06

Ciência ao alcance de todos

Saiu a lista dos vencedores do Prêmio Ig Nobel:

Paz: Dispositivo que repele adolescentes, de Howard Stapleton.

Matemática: Quantas fotos precisam ser tiradas para quase garantir que ninguém em uma foto coletiva aparecerá com os olhos fechados, de Nic Svenson e Piers Barnes.

Ornitologia: Por que pica-paus não ficam com dor de cabeça, por Ivan Schwab e Philip R.A. May.

Nutrição: Por que insetos de excrementos são seletivos na alimentação, de Wasmia al-Houty e Faten al-Mussalam.

Acústica: Por que o som de unhas aranhando quadros negros é tão irritante, de D. Lynn Halpern, Randolph Blake e James Hillenbrand.

Medicina: A Eliminação de Soluços Intratáveis com Massagem Retal Digital, de Francis Fesmire, Majed Odeh, Harry Bassan e Arie Oliven.

Bookmark and Share


05

Oct

06

Free hugs campaign

Este vídeo já foi visto por quase dois milhões de pessoas no youtube. É sobre a campanha do abraço. Muito legal!

Bookmark and Share


05

Oct

06

Greve de notícia

Jornalistas italianos iniciam segunda paralisação em 48 horas, informa o Estadão via EFE. Enquanto isso, no Brasil…

Bookmark and Share


05

Oct

06

Serviço de xarjincasa: sapatinhos

Bookmark and Share


04

Oct

06

Rolando no DVD: Ask the Dust

Vi ontem a versão cinematográfica do clássico Pergunte ao Pó, de John Fante. O diretor, Robert Towne, sonhava em adaptar esse romance pras telas desde a década de setenta, mas só conseguiu dinheiro este ano. A relação tempestuosa entre o aspirante a escritor Arturo Bandini e a garçonete mexicana Camilla Lopez, nos Estados Unidos dos anos trinta, é uma das histórias de amor mais bem escritas que já li. E tem um título lindo tanto em inglês quanto em português. Devorei esse livro três vezes – na tradução afiada de Paulo Leminski – e ele me abriu as portas pra outras pequenas jóias de Fante, todas com o protagonista Bandini: Sonhos de Bunker Hill, Rumo a Los Angeles, 1933 foi um ano ruim

Gostei. É injusto cair na tentação de comparar o filme com um livro pelo qual sou fascinado. Mas vá lá, vamos à injustiça. Acho que Colin Farrell e Salma Hayek foram muito talentosos ao dar vida a personagens tão complexos – ao mesmo tempo engraçados, sonhadores, revoltados e ingênuos. A reconstituição de época tá bem feita e o clima de atração-repulsão entre Arturo e Camilla é bastante fiel ao original. Senti falta de mais equilíbrio entre drama e humor – esse último foi um pouco sacrificado -, mas isso não compromete. É uma bela história, tão rica quanto despretensiosa. Se fizer o espectador buscar nas livrarias os textos de John Fante, é também uma grande homenagem. 95/100

Foto reproduzida de adorocinema.cidadeinternet.com.br

Bookmark and Share


04

Oct

06

Locht

Fábio Mutley Bianchini comenta o esquema de Lost, a série de TV americana que vai entrar na terceira temporada – agora com Rodrigo Santoro.

Os caras estão numa ilha pra onde mais cedo ou mais tarde todo mundo vai. Aí descobrem que todos se conhecem de algum lugar e todo mundo quer ir embora, mas não consegue. Não tem nada pra fazer, não pode sair à noite e, apesar da ilha ser pequena, é um perrengue fudido pra chegar de um lado a outro. Todos têm medo “dos outros”, mas na real são eles que fazem merda entre si e acabam se matando. E tem um careca que quer mandar em geral.

Onde vocês acham que pode ser isso?

Bookmark and Share


04

Oct

06

Lendo: Agosto

Lembro que, quando este romance de Rubem Fonseca foi publicado, parte da crítica o recebeu com pé atrás, comparando-o de maneira desfavorável com o restante da obra do escritor – que considero um dos melhores contistas brasileiros. Aproveitei que saiu em edição de bolso pra conferir. Minha conclusão até agora é que talvez os críticos tenham uma ponta de razão. Não chega perto da qualidade técnica de Lúcia McCartney, O Cobrador, Feliz Ano Novo e A Grande Arte. Por outro lado Rubem Fonseca, mesmo quando é ruim, é bom. Duas coisas que me agradaram foi a reconstituição do clima político do final da era Vargas e do cotidiano dos policiais brasileiros, que o escritor conhece muito bem.

Bookmark and Share


04

Oct

06

Efemérides

Hoje, Dia de São Francisco, é também o Dia Internacional dos Animais. Parabéns pra nós todos ;)

Bookmark and Share


04

Oct

06

Bookmark and Share


04

Oct

06

A vida é por um triz

Mais uma história de sobrevivente de fatalidades na aviação – time do qual eu também faço parte, como contei aí embaixo. Quem conta essa é o Rafael Carvalho:

Um colega jornalista da Abril tem um irmão que mora em Manaus. Ia pro Rio de Janeiro no dia da queda do vôo da Gol. Os dois conversavam por telefone, ao meio-dia, enquanto o de Manaus comprava a passagem pela Internet.

Ao ver a notícia do acidente na TV, a mãe liga, de Porto Alegre, pro filho que mora em São Paulo, imaginem como. Ele diz que a última vez que teve contato com o irmão foi enquanto ele comprava passagem praquele vôo, pela Internet. O irmão que mora em São Paulo liga pro de Manaus, imaginem como.

O cara atende o celular, gritando:
“Brother, cheguei no aeroporto e vi que tinha esquecido meu título de eleitor. Fui em casa pegar e quando voltei, não me deixaram entrar no avião, não dava mais tempo. Eu insisti pra caramba e a atendente telefonou pro comandante, que disse que, infelizmente, o procedimento pra decolagem já tinha começado, não dava mais pra embarcar.”

Se o cara soubesse que dá pra votar com carteira de identidade ou de motorista…

Bookmark and Share