04
Jul08
A China pelo olhar de Sônia Bridi
Minha ex-colega de curso na UFSC, Sônia Bridi, hoje correspondente da TV Globo em Paris, está lançando pela editora Letras Brasileiras o livro Laowai (Estrangeiro). Numa mistura de reportagem e diário de viagem, Sônia conta das experiências que ela mais o marido, o cinegrafista Paulo Zero, e um filho de três anos viveram em 2005 e 2006 na China, onde montaram a primeira base da emissora na Ásia.
Diz o texto do convite da Letras Brasileiras: “Uma história divertida, intensa e delicada, que provoca risos e lágrimas, sem apelações ou pieguices. … Um retrato pitoresco, emocionado e extremamente requintado da sociedade chinesa,…com olhar perspicaz de repórter e viajante experiente e uma perspectiva feminina que dá ao relato um sabor especialíssimo”.
Um livro de reportagem e histórias sobre a China, por si só, já me deixaria curioso (em 93 estive em Taiwan e Hong-Kong, o que me deixou com água na boca pra conhecer melhor essa cultura fantástica). Escrito pela Sônia, então – uma das repórteres de tevê mais brilhantes que conheço -, não dá pra deixar de ler. O lançamento com presença da autora vai ser no dia 10 de julho às 19h na Livraria Cultura de São Paulo (Conjunto Nacional); 15 de julho às 19h na Livraria da Travessa em Ipanema, Rio de Janeiro; e 17 de julho às 19h na Livraria Saraiva, em Floripa. Pena que estarei viajando, mas vou reservar meu exemplar.








Sou de Corumbá-MS, fronteira com a Bolívia, neste imenso Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Entao, eu já admirava muito esta reporter fantástica que é Sonia Bridi,nao pensei duas vezes e já comprei o livro e estou adorando.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir que publique as imagem da china, ou seja todo trabalho dela como reporter na china em DVD, seria maravilhoso, fico no aguardo.
Abraços.
Luiz CArlos Vargas
Prezado Dauro,
Imagine minha felicidade em ver MINHA ALUNA, Sônia Bridi, que estudou numa Escola Pública de Caçador fazendo esse sucesso com sua competência.
Na ocasião, meus alunos foram fazer um trabalho de entrevista numa empresa chamada: Papel e Celulose TEDESCO e ela foi destaque nesse tarefa e isso foi o começo dessa grande história de vida.
Estou em Florianópolis aguardando com expectativa a hora do lançamento do livro.
Tb, recomendo uma consulta ao BLOG:
http://chaveirodavida@blogspot.com
Trabalho voluntário que desenvolvo para alertar mulheres e homens para a prevenção do Câncer de mama.
Em março, encontrei a Sônia em Paris, foi um encontro emocionante, agora estaremos juntas novamente, isso é maravilhoso.
Bom dia Dauro.
Prazer em conhece-lo.
Sou jornalista, gaúcha, e moro no Rio há 23 anos. Amo a Soninha Bridi e fico feliz.
Agradeço a Deus pelo dom da vida dela.
Uau! Quando voltei da selva depois de um longo tempo, ouvi uma voz conhecida no off de uma matéria da TV, em uma reportagem do Rio de Janeiro. Feliz reconheci a voz da Soninha. Quando ela fez as passagem fiquei orgulhoso. Ela estava lá. Depois vocês sabem. O ceú não foi o limite. Realizamos muitas coletivas juntos, em 1986, 87 quando eu trabalhava no Diário Catarinense,em seu início. Discutíamos o texto, o melhor gancho sem a neura concorrente de hoje. O livro?, claro!, vou ler.
é dauro… a sonia é das raras jornalistas de tv com um belo texto… bem competente ela… abração