10
May11
Ponte Hercílio Luz – Tragédia Anunciada
Mais um livro do Maurício Oliveira na praça. Ainda não li, mas já gostei.
Amigas e amigos, na próxima sexta, aniversário de 85 anos da Ponte Hercílio Luz, estarei lançando nova edição – atualizada e ampliada – do livro “Ponte Hercílio Luz – Tragédia Anunciada”, publicado originalmente quando a ponte fez 70 anos (o convite está ao final deste e-mail – será às 19h na Feira do Livro).
Como evidencia o título, o risco de queda da ponte – tema que voltou recentemente à mídia – é antigo. E aumenta a cada ano que passa sem a reforma salvadora. Todos que amamos esta cidade sabemos muito bem que a “velha ponte” transcendeu há muito tempo a condição de simples canal de transporte entre a ilha e o continente para se tornar um ícone da cidade e do estado, um patrimônio cuja importância não pode ser medida em valor monetário.
Salvar esse patrimônio histórico é fundamental para preservar a identidade de uma cidade que se transforma cada vez mais em um centro urbano moderno, com avenidas duplicadas, viadutos e pontes de concreto, reflexo da prioridade irracional que a nossa sociedade dá aos carros e ao transporte individual.
Neste momento em que os governantes dão a entender que a construção da quarta ponte será a prioridade, o que relegaria a majestosa ponte de ferro ao desprezo – e ao inevitável fim trágico previsto no título do livro -, o relançamento pretende ser mais um elemento de conscientização sobre a importância de salvar a ponte.
Os governantes precisam ser convencidos de que a busca por soluções para o problema viário e a necessidade de conservar o patrimônio histórico são problemas distintos. Falta criatividade e empenho das autoridades na busca de soluções para o financiamento da reforma.
Creio que uma contribuição dos empresários que exploram o turismo na cidade seria justa, por exemplo. Além do mais, alguém duvida que visitantes deixariam de pagar para atravessar a ponte a pé depois de reformada? Ou que uma feira de artesanato sobre a ponte aos domingos não seria um sucesso? E as áreas sob a ponte Hercílio Luz e em torno de suas entradas, que belos espaços a serem explorados!
Com boas ideias e transparência na administração dos recursos – elementos que infelizmente nem sempre são encontrados na gestão pública -, a ponte certamente poderá ser salva antes que se canse de vez da longa espera. Espero vê-los por lá. E espalhem a notícia! Abraços! Maurício
Dia: 13 de maio (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Estande da Editora Insular
4ª Feira Catarinense do Livro
Largo da Alfândega
Florianópolis – SC









Dauro, muito obrigado pela bondade habitual. Lúcia, já fui “achado” e confirmei presença no megaevento! Beijos
Dauro querido,
Já li o primeiro livro do Maurício, sobre a Ponte e gostei. Amo história e esta é muito interessante.
Se tiveres contato com ele, aproveita para convidá-lo para o nosso encontro dos Dinossauros de O ESTADO, dia 28. Ele está na listagem dos não localizados.
Um beijo
Lúcia