18
Apr09
Dois jingles do tempo da República Velha
Florianópolis, cidade linda, de nome tão feio, como quem mora aqui já sabe (ou devia), foi batizada assim em 1894 como homenagem de um deputado puxa-saco ao presidente Floriano Peixoto – então ainda bem vivo -, depois que ele mandou abafar a Revolução Federalista ao custo de quase 200 fuzilamentos na Fortaleza de Anhatomirim. Li hoje uma historinha jocosa também ligada ao nome do marechal. A fonte é a biografia Rubem Braga: um cigano fazendeiro do ar, de Marco Antonio de Carvalho. Braga a ouviu na infância, de um parente mais velho, e anos depois contou ao sobrinho Edson, que a revelou ao biógrafo:
Na campanha presidencial que colocou Floriano contra Custódio de Melo, em 1890, os partidários de Melo cantavam, nas ruas: “Floriano, Floriano, que nome horrendo/ começa cheirando, acaba fedendo”. Mas seus adversários respondiam no mesmo tom: “Custódio, Custódio, que nome tens tu! / Acaba com ódio, começa com cu!”








Fechado, Daureza! Lagoinha na terça! Já peguei o habeas corpus aqui em casa.
Você convoca o pessoal?
Eu gosto de Desterro, mas daí já é por outro motivo, não o estético (estranho, realmente), mas pela história que evoca. Quanto as trilhas, a partir de agosto, tô dentro!
Outono é uma boa pra trilhas, hein? Que tal na terça?
Conheço gente que nunca escreve ou pronuncia o nome da cidade e até assina cheques colocando “Nossa Senhora do Desterro” ou “Desterro” – nomezinho horroroso. Quanto a mim, digo/escrevo “Floripa”, que acho simpático – apesar de muitos torcerem o nariz – ou FLN, a menos que seja um documento formal.
Cara, vou dizer, Florianópolis, o nome é feio por causa de sua etimologia e tal, mas falando de forma puramente estética/sonora, sempre gostei muito, acho realmente bonito… pena que sua origem seja essa homanegam ao Floriano.
Fala, Dauritcho! O pessoal de Curitibanos pode ficar um pouco magoado ao ler este post…
Falando sobre Floripa em pleno sábado de sol, veio à mente a nossa já folclórica incursão à Lagoinha do Leste. Vamos ressuscitar a idéia?