26
Mar10
A vida dupla de Vinicius de Moraes
Recebi do Fernando Evangelista e compartilho.
Ganhei da Ju o livro Encontro/ Vinicius de Moraes, organizado pelo Sergio Cohn e pela Simone Campos. Foi publicado pela azougue editorial. Nunca tinha ouvido falar. O livro reúne entrevistas concedidas pelo Vinícius de 1967 a 1979. A primeira, de 1967, foi feita por Otto Lara Resende, Lúcio Rangel, Ricardo Cravo Albim e Alexy Viany. Olhem só a turma…
Lá pelas tantas, ele fala que durante o começo da juventude vivia entre duas turmas. Uma da praia, do esporte; e outra que era da literatura e da música.
E ele tinha vergonha de falar das coisas de uma para a outra.
“Eu levava sempre essa vida dupla. Com os amigos da praia, freqüentava os prostíbulos da Lapa, da rua Conde de Lage. Tudo isso, para a turma da literatura, era secreto. Mas também ocultava algumas coisas dos amigos da praia.
Um amigo desse grupo da praia, chamado Paulão, era um oligofrênico total, um sujeito fortíssimo. Nós fazíamos jiu-jitsu com o Hélio Gracie. Um dia, na volta do treino, ele ficou me olhando muito esquisito no ônibus. Era um olhar de raiva e desconfiança, uma coisa muito perturbadora. De repente, porque não tinha escolha mesmo, perguntei para ele: o que está acontecendo? Por que você está me olhando assim?
E ele respondeu: é que me contaram que você anda escrevendo poesia. É verdade? E eu respondi: euuuuuuuuuuu?”
abraços,
fernando








Essa história é ótima. Hehehehe.
Hahahaha!