16

Apr

10

CurtaDoc no amor e no cárcere

Compartilho:

Cadeias superlotadas, mulheres que amam presidiários e jovens e velhas prostitutas são assuntos focados nos quatro documentários do CurtaDoc desta semana. Agrupados sob o título À Margem, o programa será exibido na terça-feira 20, às 21 horas, no SESCTV, e com reapresentações na quarta, sábado e domingo para todo Brasil. A convidada especial esse episódio é a professora de cinema Ramayana Lira, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

“Se a gente pensa a realidade com um certo impulso documental, essa realidade é uma espécie de caminho, de rua. E como qualquer rua, as calçadas delimitam a passagem. O que eu vejo em alguns documentários é uma tentativa de desestabilizar estes limites, essa calçada, que recorta essa rua e provoca um olhar exatamente para a margem, para o lado”, reflete Ramayana.

Vila Mimoza, de 2001 com direção de Felipe Nepomuceno, é um documentário de apenas sete minutos. O filme elabora uma narrativa pungente sobre as personagens de uma região de prostituição do Rio de Janeiro. De uma entrevistadas, há o depoimento: “Agora meu coração virou um coração de pedra. Agora vai ter que vir um escultor para abrir ele a martelada”.

Visita Íntima, realizado em 2005 por Joana Nin, é um filme sobre mulheres que amam demais. Todas apaixonadas por presidiários. Há o caso de uma delas que espera o marido há 30 anos. Mas a maioria começou a namorar homens que já estavam presos. Visita Íntima discute este amor de mulheres que muitas vezes também vivem na condição de encarceradas.

Lotado, de 2004, dirigido por Luanda Lopes, discute a superlotação carcerária do Rio de Janeiro, um problema que atinge todo sistema presidiário brasileiro. Há celas com 12 metros quadrados que chegam a abrigar mais de 60 presos. Os presidiários que se revezar para dormir é o clima é de tensão permanente.

Aurora, documentário de 2002, de Kiko Goifman e Jurandir Muller, aborda a vida de velhas prostitutas do Rio de Janeiro que continuam na profissão. Nos relatos, entremeado por antigas estátuas abandonadas, há depoimentos sobre o desamor no tratamento estúpido dispensado a elas pela maior parte de seus clientes.

O CurtaDoc é exibido semanalmente em rede nacional. Durante o período de inscrições no primeiro semestre de 2009, foram inscritos 520 filmes e selecionados 125. As inscrições continuam e podem ser feitas no site em www.curtadoc.tv, que será transformado em um banco de dados do documentário brasileiro em curta-metragem. A produção é da Contraponto e a realização do SESCTV.

O QUÊ: Programa CurtaDoc

EPISóDIO 26: À Margem

QUANDO: 20 de abril, terça-feira, 21 horas.

REPRISES: quarta (21) à 1h; sábado (24) às 22h; e domingo (25) às 19h.

ONDE: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil.

Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br.

CONTATO:

Direção: Kátia Klock • (48) 3334 9805 | 9989 4202

Produção executiva: Mauricio Venturi • (48) 3334 9805 | 8411 6229

Mais informações:

www.contraponto.tv

www.curtadoc.tv

producao@contraponto.tv

Comunicação: Fifo Lima • (48) 4141 2116 | 9146 0251

fifolima@contraponto.tv

Bookmark and Share


Não há comentários.


Comentar: