Reportagens

Coletânea de algumas reportagens jornalísticas publicadas por mim desde 2002.

Um modelo de precisão milimétrica (Valor Econômico, 30/3/2015)
Perfil de Claudio Grando e Ricardo Cunha, fundadores da Audaces, empresa catarinense de tecnologia em moda.

O valor estratégico da pegada hídrica (Valor Econômico, 20/3/2015)
Embora ainda não seja contabilizada nas trocas comerciais, a água virtual tende a ganhar valor estratégico em um cenário mundial de escassez hídrica. Isso abre oportunidades para o protagonismo do Brasil, que dispõe do recurso em abundância, mas precisa avançar na sua conservação.

Microcervejarias ganham escala e novos mercados (Valor Econômico, 30/1/2015)
“A vida é muito curta para beber cerveja ruim”, filosofa o cartaz na Cervejaria Sambaqui, localizada no centrinho histórico do bairro Santo Antônio de Lisboa, na capital catarinense. A frase bem-humorada resume uma motivação que tem levado milhares de brasileiros a fabricar a bebida em escala artesanal.

Parceria humanitária e profissional aproxima o Brasil do Haiti (Revista da Fapeu, dezembro de 2014)
Um acordo de cooperação técnica entre Brasil, Cuba e Haiti já formou mais de 1.300 profissionais haitianos para atuar na atenção primária à saúde neste país caribenho, o mais pobre das Américas, que foi devastado por um forte terremoto em 12 de janeiro de 2010.

Complexo industrial da saúde atrai investimentos para o Brasil (Valor Econômico, 7/4/2014)
O Brasil é um destino promissor para corporações que atuam com produtos e equipamentos de saúde. Grandes grupos multinacionais têm realizado aquisições e implantado fábricas aqui para apoiar suas estratégias, o que abre oportunidades para fornecedores locais.

Inovações reduzem retrabalho no canteiro (Valor Econômico, 28/3/2014)
Novas tecnologias adotadas na construção civil estão chegando aos canteiros de obras, com benefícios para construtoras, trabalhadores e consumidores.

Inovações sobre água atraem investidores (Valor Econômico, 21/3/2014)
Inovações relacionadas à água têm despertado grande interesse de investidores. Entre as pesquisas promissoras estão as que buscam avançar em técnicas de captação e armazenamento, redução de desperdício, tratamento de efluentes e descontaminação do subsolo.

Estudante brasileiro cria filtro para despoluir poços no Camboja (Valor Econômico, 21/3/2014)
O universitário catarinense Pedro Rolan Teixeira, da UFSC, participante do programa federal de intercâmbio Ciência sem Fronteiras, desenvolveu na Coreia do Sul um projeto inovador relacionado à água: um filtro para despoluir poços contaminados por arsênio.

Computação em nuvem: soluções abertas ainda enfrentam resistência (Valor Econômico, 27/2/2014)
O uso da computação em nuvem nos negócios é uma tendência em alta no Brasil, mas as soluções abertas ainda enfrentam resistência, por temores relacionados à segurança dos dados.

Arenas de criação coletiva
Uma iniciativa inovadora de planejamento urbano participativo vem sendo desenvolvida desde outubro de 2012 em 15 cidades europeias. O movimento Cidades Inteligentes e Humanas foca no protagonismo cidadão em “arenas” – espaços onde as pessoas podem compartilhar ideias e co-criar soluções comunitárias.  (Junho de 2013)

Sucessão é momento crítico quando o sobrenome é o mesmo (Valor Econômico, 28/06/2013)
Um bom processo de governança corporativa auxilia as empresas familiares a se profissionalizar e a preparar a mudança de gerações.

Fábrica da BMW estimula a inovação em Santa Catarina (Valor Econômico, 30/05/2013)
Empresas de pequeno e médio porte investem em tecnologia, gestão e qualificação de pessoal para se beneficiar com a chegada da montadora alemã ao Brasil.

Carreiras que vão de vento em popa (Valor Econômico, 16/05/2013)
A participação da energia eólica na matriz elétrica brasileira vai passar dos atuais 2% a 5,5% em 2017. Esse crescimento já está gerando boas oportunidades de trabalho.

Iniciativa apoia 20 novatas catarinenses (Valor Econômico, 28/03/2013)
Projetos originais de base tecnológica com potencial para gerar bons negócios vão ganhar um “empurrãozinho” em Santa Catarina, por meio do programa de capacitação Startup SC.

Microrredes elevam a qualidade dos serviços (Valor Econômico, 21/03/2013)

Professor Edson Bazzo, do LabCET-UFSCConsumidores poderão se beneficiar de um modelo mais descentralizado, criando “ilhas” com autonomia energética que renderão créditos sempre que fornecerem excedentes de eletricidade ao sistema.

Cultura da inovação eleva a produtividade (Valor Econômico, 19/03/2013)
Empresários, economistas e especialistas em inovação propõem caminhos para o país superar a estagnação de três décadas no nível de produtividade.

Eletrosul terá usina fotovoltaica (Valor Econômico, 20/02/2013)
Esse será o primeiro prédio público brasileiro a utilizar o modelo BIPV – sigla em inglês para Sistema Fotovoltaico Integrado à Edificação -, em que a usina solar é conectada à rede elétrica.

Brasil inova com luz orgânica (Valor Econômico, 20/02/2013)
Uma tecnologia de iluminação que com um semicondutor orgânico, desenvolvida pela Philips em parceria com pesquisadores brasileiros da Fundação Certi, promete economia de 30% a 40% de energia e durabilidade três vezes maior que as lâmpadas fluorescentes compactas.

Eficiência energética no fogão a lenha (Valor Econômico, 23/01/2013)
Equipamento criado por inventor catarinense aquece chuveiro em regiões serranas usando o calor que seria desperdiçado na chaminé. O processo é mais eficiente que a serpentina, pois não retira calor da câmara de combustão.

Xapuri se prepara para exportar preservativos (Valor Econômico, 24/10/2012)
Uma fábrica de preservativos de borracha natural abastece o Ministério da Saúde e beneficia comunidade extrativistas em Xapuri, no Acre.

Petroleiras devem subir salários no próximo ano (Valor Econômico, 25/11/2011)
As expectativas de evolução salarial para 2012 na indústria de óleo e gás estão em alta por conta do cenário econômico favorável, da demanda aquecida e da baixa oferta de profissionais qualificados.

Verticais de negócios, a cooperação que dá resultados (Você S/A, novembro de 2011)
As verticais de negócios, modelo inovador de associativismo, têm contribuído para fortalecer o setor de T.I. em Florianópolis e abrir oportunidades de carreira. Leia aqui a íntegra da reportagem, que na revista foi condensada e titulada “Floripa high-tech”.

Montadoras disputam executivos experientes (Valor Econômico, 30/9/2011)
A expectativa é que o número de fábricas de automóveis no país salte de 26 para 35 até 2014. Profissionais com experiência em cargos de comando nesse segmento ou em áreas correlatas já estão sendo sondados pelos headhunters.

Novas oportunidades para os oceanógrafos (Valor Econômico, 17/9/2010)
A indústria do petróleo e o licenciamento e gerenciamento de atividades costeiras devem aumentar a demanda por esses profissionais nos próximos anos no Brasil.

Indústrias de móveis voltam a crescer em 2010 (Valor Econômico, 30/8/2010)
O bom desempenho é focado no mercado interno e se beneficia do crescimento da construção civil: 12,5% entre julho de 2009 e de julho de 2010, o maior entre os segmentos da economia.

Faltam profissionais qualificados para trabalhar em empresas catarinenses (Valor Econômico, 16/8/2010)
O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) cresce 30% ao ano em Florianópolis e oferece boas oportunidades para investir em carreiras vinculadas à inovação.

As lições da bola (Relatório Celos, julho de 2010)

As lições da bola. Foto de Soninha VillCinco ex-jogadores de futebol profissional recordam os erros e acertos de suas carreiras e dão dicas às novas gerações.

Sul é pioneiro em políticas de apoio a APLs (Valor Econômico, 24/6/2010)
Há ênfase no apoio integrado às micro e pequenas empresas, na capacitação e na oferta de serviços para uso comum, mas são necessárias correções de rumo na atuação dos governos estaduais.

Brasília, rica e desigual (Valor Econômico, 23/4/2010)
Aos 50 anos da capital federal, os brasilienses vivem mais, tem maior escolaridade e renda superior à média brasileira, mas a desigualdade é um sério problema.

Copa e Olimpíadas agitam negócios com segurança (Valor Econômico, 26/2/2010)
Empresas brasileiras do setor preparam-se para os dois grandes eventos. Em Santa Catarina, organizaram-se na Vertical de Segurança Eletrônica.

Observatório Social Em Revista #15Devastação S/A (Observatório Social Em Revista #15, junho de 2009)
Um esquema milionário de exportação de madeira retirada ilegalmente da Floresta Amazônica, envolvendo as maiores empresas mundiais dos setores de pisos e móveis. Como funciona o comércio interno da devastação florestal. As irregularidades nos mercados de madeira, soja e pecuária no Brasil. Por André Campos, Carlos Juliano Barros, Dauro Veras, Leonardo Sakamoto, Marques Casara, Paola Bello e Sérgio Vignes.

Revista em alta resolução (pdf, 4,85 MB)

Revista em baixa resolução (pdf, 1,67 MB)

A repercussão das denúncias

Devastation Inc. (English version, pdf, 971 KB)

How the multinationals and export companies operate sending the wood unlawfully removed from the Amazon rainforest to the United States, Europe and Asia. The predatory trade involves from French “do-it-yourself” segment stores to supplier of products to North American television shows about housing reform.

Produção de hemoderivados deve dar um salto em 2011 (Valor Econômico, 19/11/2008)
Brasil avança em busca da autosuficiência de hemoderivados. O avanço dos genéricos representou economia de R$ 9,6 bi à população. Fitoterapia é mais uma opção para o Sistema Único de Saúde.

Observatório Social Em Revista #11 - outubro de 2006Madeira e Sangue (Observatório Social Em Revista #11, outubro de 2006)
[menção honrosa no 29º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – outubro de 2007]

A indústria de móveis, somada à de madeira, é a campeã em acidentes de trabalho que provocam a incapacidade permanente em Santa Catarina, estado líder no setor moveleiro. Ações de prevenção têm sido adiadas. A reportagem apresenta vários perfis de trabalhadores que perderam dedos em acidentes de trabalho que poderiam ter sido evitados.

A revista, cujo tema são os acidentes de trabalho, pode ser baixada em quatro partes:

Parte 1 (pdf, 2.554 KB)
Parte 2 (pdf, 1.802 KB)
Parte 3 (pdf, 961 KB)
Parte 4 (pdf, 1.207 KB)

Trabalhadores da cana
Série de reportagens e entrevistas sobre os trabalhadores do setor sucroalcooleiro no Brasil, iniciada em 2004 e atualizada até julho de 2007. Trabalho financiado pela Oxfam e pelo Instituto Observatório Social.

Observatório Social Em Revista #6 - junho de 2004 - capaEscravos do Aço (Observatório Social Em Revista #6, junho de 2004)
Siderúrgicas se beneficiam de trabalho escravo em carvoarias na selva amazônica. Empresas controladas pelos grupos Queiroz Galvão e Gerdau são acusadas pelo Ministério Público Federal de se beneficiar da escravidão para produzir ferro gusa. A Companhia Vale do Rio Doce e a maior produtora de aço dos Estados Unidos, Nucor Corporation, relacionam-se comercialmente com essas empresas. Uma atividade econômica bilionária tem em sua base a violação dos direitos humanos. Por Dauro Veras e Marques Casara, fotos de Sérgio Vignes.

Revista em pdf (3 MB)

Café do BraZil: o sabor amargo da criseCafé do BraZil: o sabor amargo da crise (Observatório Social/CUT/Contg/Oxfam, setembro de 2002) (pdf, 7,7 MB)

Esta grande reportagem sobre as condições de vida e de trabalho dos cafeicultores familiares no Brasil fez parte de uma campanha da Oxfam e organizações parceiras pelo comércio justo.

Brazilian Coffee: the Bitter Taste of Crisis (English version, pdf, 3,9 MB)

[reportagens em migração do blog antigo]