02
Oct10
Costa Rica dá menção especial ao Porco
Recebi agora há pouco um e-mail do Chico Faganello com a notícia: nosso documentário Espírito de Porco ganhou menção especial no Critério Ambiental - Primeiro Festival Internacional de Cinema do Meio Ambiente de La Fortuna de San Carlos, Costa Rica. O evento foi realizado de 25 de setembro a 1 de outubro nessa pequena cidade a 10 km do vulcão Arenal, o mais ativo do país centro-americano.
A comissão julgadora, formada por Pedro Piñeiro Fuente, diretor do Festival de Cinema Ambiental de Zaragoza, Espanha; Marianella Protti, atriz e produtora artística costarriquenha; e Irina Katchan, coordenadora do Observatório Climático da Costa Rica, justifica assim a menção ao porco:
Por su original propuesta cinematográfica, en la que, de manera irónica, dibuja la delicada y estrecha semejanza entre el ser humano y otros animales.
La película, además, nos brinda un excelente mensaje sobre la elección personal; individualmente podemos contribuir a mejorar nuestro Planeta. El documental nos enseña que detrás de cada artículo de consumo existe una historia, y está en cada uno aceptar o rechazar lo que se nos ofrece.
O filme premiado foi Vienen por el oro, vienen por todo, produção argentino-espanhola de 2009 que trata dos impactos da mineração, dirigida por Pablo D’Alo Abba e Cristián Harbaruk. Outra menção especial foi concedida a A Road Not Taken (Uma estrada não tomada), produção suíça de 2010 dirigida e produzida por Christina Hemauer e Roman Keller. Por fim, o júri concedeu menção especial ao diretor do festival, Gustavo Solís-Moya, “pelo excelente material escolhido e pela iniciativa de realizar o mesmo, animando-nos a seguir adiante com iniciativas e ações concretas para proteger nosso planeta Terra”.
Nosso documentário coloca em debate o impacto socioambiental provocado pela suinocultura industrial no oeste de Santa Catarina. Com esta, são quatro as premiações em eventos cinematográficos. Em 2009 o filme recebeu prêmios no Festival de Cinema pelos Direitos dos Animais em Curitiba e no Festival Ambiental de Seia, Portugal. No último sábado, ganhou o de Melhor Contribuição Social no Festival de Cinema Rural de Piratuba (SC). Mais uma vez, compartilho a alegria com toda a equipe.
Ainda não viu Espírito de Porco, o filme mais sujo dos últimos tempos? Clique aqui pra solicitar o DVD.
Puxa, eu tava nessa cidade em agosto. Parabéns pra vocês, mais uma vez.
Olha o proco aí fazendo o maior sucesso!!!
Parabéns Dauro e Chico!!!
Beijos,
Ilka
Olha o porco aí fazendo o maior sucesso!
Parabéns Dauro e Chico!!!
Beijos
Ilka
Parabéns para todos vocês.Gostei da justificativa para a escolha do filme.Estamos esperando o filme aqui na Alemanha.
Muitos beijos Raffa
Dauro, meu querido amigo. Parabéns a você e ao Chico por mais essa premiação. Vocês são “os” caras!!! Vida longa ao Porco!